O Iº Seminário de Conservação de Solo, que incluiu abordagem da preservação de recursos naturais, meio ambiente e turismo, reforçou integração entre secretarias municipais, entidades representativas do agronegócio e setores produtivos. Realizado na tarde desta terça, (15) o evento celebrou o Dia da Conservação de Solo.
O evento reafirmou a importância das atividades agropecuárias no vigor da economia local, expressa numa área de produção de cerca de 23 mil hectares e movimento de recursos de R$ 450 milhões, segundo dados oficiais apresentados no evento pelo engenheiro agrônomo José Sergio Righetti, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).
Sergio Riguetti, reafirmou a importância do agronegócio na economia do município. Foto: R. Express.
Destacou as ações do órgão, ligado a Emater e Iapar, que estimulam o uso de tecnologia para reduzir a aplicação de agrotóxicos, contribuir para a conservação dos recursos hídricos, manter ou melhorar a fertilidade do solo.
Logo na sequência a parte técnica do evento, o palestrante Jorge Luiz Valêncio, especialistas do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), cujo trabalho alcança diversas frentes para manter a produtividade do meio rural utilizando os recursos naturais de maneira responsável.
Destacou as ações do órgão, ligado a Emater e Iapar, que estimulam o uso de tecnologia para reduzir a aplicação de agrotóxicos, contribuir para a conservação dos recursos hídricos, manter ou melhorar a fertilidade do solo.
Valêncio, apresentou os caminhos da nova agricultura. Foto: R. Express.
Já na abertura do evento, o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Gabriel Codale, destacou que a organização do simpósio expressa integração e vontade de ‘não apenas fazer, mas fazer diferente’. O secretário de Meio Ambiente, Preto Bezerra, reforçou a ação conjunta e reforçou que ‘passivo ambiental não é desculpa, é desafio’.
Evento destacou a integração e vontade, não apenas de realizar, mas ser diferente. Foto R. Express.
O secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Ivan Sgobero, lembrou do mapeamento dos potenciais ativos turísticos do município e da necessidade de avançar na exploração desse segmento, considerando que o município dispõe de alternativas que podem estimular o turismo de experiência e outras opções.
Temos alternativas múltiplas, que podem estimular o turismo e outras opções. Foto R. Express.
O prefeito de Mandaguaçu, Beto Dentista, lembrou ser filho de pequenos produtores rurais, destacou presença relevantes no evento, representativas dos setores produtivos da cidade, e reforçou a importância da integração e esforço conjunto na construção de uma cidade mais vigorosa do ponto de vista econômico, mas atenta às necessidades sociais.
A importância da integração e esforço conjunto na construção de uma cidade mais vigorosa e Justa socialmente. Foto: R. Express.
O presidente da Câmara, Márcio Navachi, lembrou que na década de 1970 a preocupação do agricultor era produzir, o que exigiu avanços sobre a mata, mas hoje a natureza cobra cuidados e proteção. “Sustentabilidade precisa caminhar junto com a produção, numa relação de respeito”, disse o vereador, engenheiro agrônomo por formação.
Sustentabilidade e produção, relação de respeito. Foto R. Express.
Agro Uningá: O projeto de extensão Agro UNINGÁ, grande parceira do evento, doou dezenas de mudas de espécies nativas, para serem distribuídas aos produtores presentes ao simpósio. Como explica abaixo uma das docentes de Agronomia da entidade.
Alunos representastes do projeto presentes ao evento. Foto: R.Express.
Professora do curso de Agronomia Andréia Neves, explica como funciona o projeto.
Assine o Portal Regional Express. Vantagens, benefícios, exclusivos. APP Android e Alexa. Descontos para gastronomia, entretenimento, beleza, carro, Pet, bem estar, fitness e muito mais.
Divulgação gratuita de até dois eventos durante o ano e três anuncios classificados por trinta dias.
Assine agora: WhatsApp 44.99903.2925
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Decoração/presentes:
-Veículos:
- Animais:
- Alimentos e Bebidas
- Vida Saudável