Lando Norris garantiu a vitória do GP de São Paulo da formula1. Neste domingo (9) em Interlagos, o piloto fez corrida cerebral, não assumiu riscos e subiu ao degrau mais alto do pódio, aumentando a liderança da classificação.
Kimi Antonelli, mesmo no enrosco das primeiras voltas, cruzou a linha de chegada na segunda colocação, enquanto Max Verstappen, em excelente corrida de recuperação, completou o pódio em frente a torcida no Autódromo José Carlos Pace.
Gabriel Bortoleto, por outro lado, teve final de semana para esquecer. Após o acidente na corrida Sprint e não classificar, foi acertado por Lance Stroll na largada do GP e abandonou ainda na primeira volta.
A corrida:
Diferente de todo o final de semana, o GP de São Paulo estava com tempo encoberto e bem mais frio. O termômetro indicava 17ºC e o asfalto chegava a 30ºC, com umidade na casa de 71%.
Quem alinhou na pole-position da prova brasileira foi Lando Norris, com Kimi Antonelli dividindo a primeira fila do grid. Enquanto isso, após os problemas do sábado, Gabriel Bortoleto saiu em 18º após Max Verstappen e Esteban Ocon começarem dos boxes.
Luzes apagadas e largada autorizada no Autódromo José Carlos Pace. Na ponta do pelotão, o britânico da McLaren manteve a ponta, enquanto a dupla da Racing Bulls conseguiu se sair bem.
E o fã brasileiro mais uma vez teve o que lamentar. Lance Stroll tocou em Bortoleto na curva do Bico do Pato e, nisso, o brasileiro rodou e bateu no muro, abandonando sem uma volta completada. O safety-car se fez necessário.
Nesse momento, a ordem na pista era Norris na primeira colocação, com Antonelli, Charles Leclerc, Oscar Piastri e Isack Hadjar completando as cinco primeiras posições.
Relargada autorizada e Kimi, acertado por Piastri, acabou acertando o monegasco da Ferrari, ambos passando reto no S do Senna. Nisso, quem levou a pior foi Charles, que perdeu o pneu esquerdo dianteiro e caiu para a 19ª colocação.
Na sequência, Leclerc precisou abandonar, sendo o segundo da prova em apenas sete voltas feitas. Um carro de segurança virtual foi acionado para tirar o SF-25 e nisso, Max foi aos boxes e colocou pneus médios.
Mais uma vez bandeira verde no nono de 71 giros previstos para a prova em Interlagos. Norris conseguiu manter a primeira posição, mas Piastri estava logo na cola. Nesse momento, Esteban Ocon estava nos boxes.
Yuki Tsunoda, então, recebeu uma penalização de 10s na volta 14. O motivo foi um toque provocado contra Stroll, fazendo o canadense rodar e cair para penúltimo.
Com 15 voltas feitas, então, Lando estava na primeira posição com vantagem de 2s2 em cima de Piastri. Antonelli, Russell e Hadjar completavam as cinco primeiras posições. Nesse momento, Lewis Hamilton, que falou sobre o carro estar instável, foi aos boxes.
E outra penalização, dessa vez para Piastri. O australiano recebeu 10s por conta da colisão na relargada.
Verstappen, que largou dos boxes, já começava sua prova de recuperação. O tetracampeão da Red Bull já aparecia na décima posição – os primeiros pilotos começavam a rodada de paradas.
Os competidores seguiam indo para os boxes e, nisso, Verstappen vinham subindo cada vez mais. Agora, já era quinto com 22 voltas e nesse momento, Antonelli também parou e retornou em 11º.
E no festival de penalizações, mais uma dada pela direção de prova. Dessa vez, o punido foi Hamilton, que recebeu 5s por sua batida contra Franco Colapinto.
30 voltas completadas e Norris ainda estava na primeira colocação, com Piastri, Russell, Verstappen e Alexander Albon completando as cinc primeiras posições. O holandês da Red Bull estava 20s4 do líder da prova.
No giro 31, então, Norris acabou indo para os boxes em uma troca de 2s2, retornou na quarta posição. Nisso, Max, que já havia parado, vinha na terceira colocação.
Não demorou muito para que Lando colasse na traseira do holandês. Colocando lado a lado no início da reta, conseguiu deixar o adversário para trás e tomar a terceira posição.
Dois giros mais tarde, foi a vez de Verstappen fazer uma nova parada, além de Russell também ir trocar os pneus. E na volta 38, então, a Ferrari veio no rádio pedir para Hamilton abandonar.
Nesse momento, Piastri foi aos boxes e em um primeiro momento, pagou a penalização de 10s, com o tempo de parada sendo 13s5. Quando voltou para a pista, era oitavo, atrás de Liam lawson.
Com o andamento da prova, as posições não se mudavam muito na ponta da tabela. Norris mantinha uma primeira posição sem grandes problemas, com Antonelli, segundo, parando mais uma vez caçando pneu médio. Na sequência, Russell, o terceiro, também fez seu pit-stop, com Verstappen aparecendo em segundo e Piastri em terceiro.
Norris parou com 20 voltas para a bandeira quadriculada. Temporariamente, então, Verstappen assumiu a liderança. No giro seguinte, foi a vez de Piastri.
Com 55 voltas feitas, então, Verstappen voltou a parar nos boxes. Menos de 20 giros restando, o titular da Red Bull calçou pneus macios novos, indo para a briga com médios usados do Norris na McLaren.
Norris puxava o pelotão com 5s5 de vantagem em cima de Antonelli, o segundo. Russell, Verstappen e Piastri fechavam os cinco primeiros, com Max se aproximando cada vez mais das posições da frente – a previsão era alcançar George em três voltas.
Entrando nas dez voltas finais e Verstappen grudou na traseira de Russell. O britânico e o holandês estavam separados por apenas 0s6 e quando chegaram na reta principal, o titular da Red Bull deixou o adversário da Mercedes para trás.
Na volta final, então, Antonelli começou a balançar na pista e nisso, Verstappen conseguiu colar bastante na traseira do italiano. Entretanto, o piloto da Mercedes conseguiu controlar o ritmo e abrir espaço.
Na bandeira quadriculada, então, Norris subiu ao degrau mais alto do pódio no GP de São Paulo da F1. Antonelli e Verstappen completaram o pódio em Interlagos.
GP de São Paulo, corrida, resultado:
- Lando Norris (McLaren/Mercedes), 71
2) Kimi Antonelli (Mercedes), 71
3) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 71
4) George Russell (Mercedes), 71
5) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 71
6) Oliver Bearman (Haas/Ferrari), 71
7) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT), 71
8) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT), 71
9) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari), 71
10) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 71
11) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 71
12) Esteban Ocon (Haas/Ferrari), 71
13) Carlos Sainz (Williams/Mercedes), 71
14) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 71
15) Franco Colapinto (Alpine/Renault), 71
16) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 71
17) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT), 71
OUT) Lewis Hamilton (Ferrari), 37
OUT) Charles Leclerc (Ferrari), 5
OUT) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari), 0
Mundial de Pilotos
1.Lando Norris-390
2.Oscar Piastri-366
3.Max Verstappen-341
4.George Russell-276
5.Charles Leclerc-214
6.Lewis Hamilton-148
7.Kimi Antonelli-122
8.Alexander Albon-73
9.Nico Hulkenberg-43
10.Isack Hadjar-43
Assine o Portal Regional Express Maringá e tenha benefícios e vantagens exclusivas. Acesso ilimitado dos conteúdos publicados. 4 APPs (Android e Alexa). E ganhe gratuitamente o Clube + Express com benefícios e descontos para Moda, Gastronomia, Entretenimento, Beleza, Carro, Pet, Bem estar, Decoração, Fitness e muito mais.
Divulgação gratuita de até dois eventos durante o ano e três anuncios classificados por trinta dias.
Assine agora: WhatsApp 44.99903.2925
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá:
-Beleza:
Decoração/presentes:
- Pets:
-Grafia & comunicação visual:
- Gastronomia
Mandaguaçu:
-Beleza:
Moda:
- Casa - Floricultura:
-Gastronomia:
Nova Esperança:
