O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou neste domingo (9) que o Estado já iniciou o planejamento para a reconstrução de casas, da sede da Apae e das escolasde Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul. A reconstrução vai iniciar assim que as equipes de engenharia finalizarem o diagnóstico técnico e estrutural das residências.
Cerca de 200 engenheiros da Cohapar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) iniciaram já neste domingo a avaliação dos prejuízos e também da condição estrutural das construções.
Ainda neste domingo, a Assembleia Legislativa do Paraná votou em regime de urgência o projeto de lei enviado pelo Executivo que prevê mudanças no Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap), para permitir o repasse direto de recursos às famílias afetadas. Com isso, o governo pretende destinar até R$ 50 mil por família para fazer as obras necessárias nas casas que poderão ser revitalizadas.
“Muitas casas não podem ser reerguidas porque o vento levou tudo, mas em algumas delas ainda é possível reformar ou fazer melhorias com esse recurso”, afirmou o governador. “Pretendo sancionar essa lei ainda neste domingo, assim que os deputados aprovarem o projeto. Assim, podemos iniciar o atendimento logo que essa avaliação dos engenheiros for concluída”.
A Cohapar também está elaborando um programa para a construção de novas casas na cidade, que teve 90% de sua estrutura comprometida, incluindo residências, comércio e prédios públicos.
“Também vamos construir uma nova Apae e daremos o encaminhamento ainda nesta semana, junto com a Fundepar, para reconstruir o quanto antes as escolas, a estadual e a municipal, para não prejudicar o calendário escolar dos nossos alunos”, salientou Ratinho Junior. “O Governo do Estado tem estrutura financeira para fazer essa reconstrução e nós a faremos o mais rápido possível”.
As sete instituições estaduais do município foram danificadas e estão passando por vistoria.
Ao longo do dia, as equipes que atuam em Rio Bonito do Iguaçu focaram no trabalho de limpeza da cidade, com os entulhos sendo levados para um campo próximo para, na sequência, ser feita a destinação ambientalmente correta.
Assine o Portal Regional Express Maringá e tenha benefícios e vantagens exclusivas. Acesso ilimitado dos conteúdos publicados. 4 APPs (Android e Alexa). E ganhe gratuitamente o Clube + Express com benefícios e descontos para Moda, Gastronomia, Entretenimento, Beleza, Carro, Pet, Bem estar, Decoração, Fitness e muito mais.
Divulgação gratuita de até dois eventos durante o ano e três anuncios classificados por trinta dias sem custo.
Assine agora: WhatsApp 44.99903.2925
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá:
-Beleza:
Decoração/presentes:
- Pets:
-Grafia & comunicação visual:
- Gastronomia
Mandaguaçu:
-Beleza:
Moda:
- Casa - Floricultura:
-Gastronomia:
Nova Esperança:
