Marçal Müller e Felipe Fraga são os grandes campeões da temporada 2025 da Porsche Endurance. Em uma prova de montanha-russa de emoções neste sábado (22), a dupla cruzou a linha de chegada em quinta, resultado suficiente para o caneco. Alceu Feldmann e Guilherme Salas são os vencedores em Interlagos.
A prova de 500km no Autódromo José Carlos Pace teve toques de emoção ao longo das 117 voltas. Desde chuva leve a muito calor, o campeonato só foi definido nos últimos instantes com bastante tensão.
Matheus Comparatto/Matheus Ferreira, Alceu Feldmann Neto/Gabriel Casagrande, Miguel Paludo/Alan Hellmeister e Müller/Fraga completaram o top-5.
Enquanto isso, na classe Challenge, o título ficou nas mãos de José Moura Neto e Matheus Iorio. Quem subiu ao degrau mais alto do pódio foi a dupla Sadak Leite e Fabio Carbone, com Daniel Neumann/Gustavo Bandeira e Denis Dirani/Caio Castro completando o top-3.
Saiba como foram os 500km de Interlagos da Porsche Endurance:
Para o dia de corrida em Interlagos, o dia estava ensolarado e com bastante calor. O termômetro indicava 31ºC para o momento da largada e o asfalto já chegava a 34ºC, com a umidade em 44%.
Para esta corrida, os carros teriam 25 Boosts para serem acionados ao longo das 117 voltas. Ainda, seria um segmento além do cumprimento total, além de cinco janelas obrigatórias de pit-stop.
No apagar das luzes, Hahn colocou lado a lado com Müller ainda na reta. Quando entraram no S do Senna, estavam na disputa pela posição e poucos metros à frente, quem levou a melhor foi o Porsche #26, que se tornou o novo líder, com o líder do campeonato caindo para a segunda colocação.
Mais atrás, Cecília Rabelo acabou se envolvendo em um acidente. Após ter largado da segunda colocação na classe Challenge, a competidora acabou acertada pelo Leonardo Herrmann e seu carro quase decolou, levantando duas rodas do asfalto e despencando na ordem do pelotão.
Com quatro voltas completadas em Interlagos, Alan Hellmeister, dupla de Miguel Paludo e que vinha na sétima colocação, anotou a volta mais rápida da disputa até o momento com 1min37s139. Hahn, Müller, Alceu Feldmann Neto, Cacio Chaves e Chico Horta estavam na sua frente.
Na Challenge, Sadak Leite seguia mantendo a primeira colocação do pelotão, seguido por José Moura Neto, que está na liderança da classificação. Gabriel Bandeira completa o top-3.
A medida que a corrida corria, com 11 voltas completadas, o tempo começou a mudar drasticamente na área de Interlagos. O sol passou a se esconder atrás de nuvens carregadas que começavam a chegar.
Hahn estava bastante confortável na ponta do pelotão com 2s1 de vantagem. Enquanto isso, logo atrás, Feldmann Neto começou a pressionar Marçal, chegando a usar o Boost, mas vendo também Hellmeister se aproximar de forma bastante ameaçadora, tentando assumir a segunda colocação.
Nisso, Müller foi aos boxes na volta 16, mas a primeira janela obrigatória só seria no giro 19, deixando uma dúvida do motivo que o levou a fazer essa primeira parada.
Na volta seguinte, então, tudo pode mudar na pista. O motivo foi que Cecilia, que recebeu um drive-through por conta do incidente da largada, começou a ter muito vazamento em seu caro, parou na pista e nisso, acionou o safety-car.
Nesse momento, a ordem era Hahn em primeiro, com Hellmeister, Feldmann Neto, Renan Guerra e Chaves completando as cinco primeiras posições da Carrera. Na Challenge, Leite, Bandeira, Moura Neto, Ruiz e Caio Castro vinham no top-5.
Na abertura da primeira janela de paradas, a maioria dos competidores optou para logo ir aos boxes. Vale lembrar que ficaria aberto por 8 minutos e os competidores tinham de ficar, ao menos, 6 minutos parados.
Os pilotos já fizeram a primeira troca e estavam de volta ao traçado. Nesse momento, Fefo Barrichello era quem estava na primeira colocação, mas no final da janela de pit-stops, foi aos boxes, enquanto Felipe Baptista, da dupla com Hahn, vivia um drama: o pneu furou e, nisso, começou a despencar no pelotão, precisando passar mais uma vez nos boxes.
Nisso, quem assumiu a primeira posição era Matheus Ferreira, com Gabriel Casagrande vindo logo na sequência. Thiago Camilo, Sergio Ramalho e Paludo completavam as cinco primeiras colocações – nisso, Thiago VIvacqua precisaria cumprir um drive-through por ter deixado os boxes antes do tempo mínimo.
Na Challenge, Fabio Carbone retornou ainda na primeira colocação, com Daniel Neumann, Matheus Iorio e Carlos Ruiz Jr completando o top-5 e, consequentemente, o pódio.
Na volta 27, então, uma leve garoa começou a cair na área do pitlane, o que poderia agitar ainda mais a briga dentro da pista. Nas imagens da transmissão, era possível ver nuvens carregadas.
Pouco depois, a liderança mudou de mãos com Sergio Ramalho deixando Casagrande para trás e tomando a primeira colocação. Entretanto, Gabriel e Camilo vindo na terceira colocação, e nesse momento começou a chover mais em Interlagos.
Foi aberta a segunda janela de pit-stops e, aos poucos, os competidores foram fazer a nova troca de pilotos mais uma vez. Ainda não se foi totalmente definido se a pista estava molhada.
Diego Nunes é quem vinha na primeira posição, mas é porque entraram nos boxes uma volta após o restante dos pilotos. Quando voltassem à pista, então, estariam no mesmo giro que o restante do pelotão.
Nisso, então, Josimar Junior é quem tinha a liderança virtual, com Alceu Feldmann, Chaves e Feldmann Neto completando as cinco primeiras colocações da classe Carrera.
Mais atrás, na classe Challenge, Sadak se mantinha na primeira colocação. Moura Neto, Bandeira, Claudio Reina e Carlos Ruiz fechando o rol dos cinco primeiros.
Então, uma briga interna e familiar pela ponta do pelotão: Feldmann Neto, no final da reta principal, colocou lado a lado e no início do S do Senna, deixou Feldmann, seu pai, para trás e tomou a primeira colocação da corrida.
Encerrado o primeiro segmento, então, na volta 57. Com isso, quem conseguiu a vitória na classe Carrera foi Matheus Comparatto e Matheus Ferreira, com Sadak Leite e Fabio Carbone triunfando na Challenge.
Na volta 60 foi aberta mais uma das janelas de parada obrigatória. Neste momento, Lucas Salles estava puxando o pelotão com Comparatto e Hellmeister fechando as três primeiras posições – e não apenas isso, o sol voltou a brilhar no circuito.
Com 50 voltas para a bandeira quadriculada, Ferreira vinha na primeira colocação com pouco mais de 4s de vantagem para o restante dos adversários. Salas, Casagrande, Ramalho e Paludo completando as cinco primeiras colocações. Líder, Fraga vinha apenas na 14ª posição do pelotão.
Penúltima janela aberta e alguns pilotos não demoraram para entrar nos boxes. Gabriel Casagrande vinha na primeira colocação com Salas, Ramalho, Enzo Fittipaldi e Paludo fechando as cinco primeiras colocações – todos esses estavam nas paradas.
Feldmann comandava a corrida com 85 das 117 previstas completadas. Seu filho Feldmann Neto era o segundo colocado 3s3, Comparatto seguia os dois – e vinha com o título provisório -, com Josimar Junior e Hellmeister fechando o top-5.
Então, na volta 94, com duas voltas para a abertura dos boxes, um forte acidente envolvendo Josimar Junior. No final da reta principal, o piloto levou um toque na traseira, bateu no muro, foi reto na entrada do S do Senna e provocou a saída do carro de segurança. Nesse momento, estava na quinta colocação e vinha na briga pelo título da Sport.
Não demorou muito para a decisão dos comissários sobre o incidente: Caio Chaves foi excluído da prova – o piloto está de trio com Camilo e Nelson Monteiro.
Neste momento, a janela de paradas foi aberta pela última vez na volta 97. Obviamente, todos os pilotos foram aos boxes para a última troca atrás do volante.
Após esta última rodada, Guilherme Salas voltou como líder do pelotão, seguido por Matheus Ferreira, que vinha trazendo o título para Comparatto. Paludo, Enzo Fittipaldi e Casagrande fechando o top-5. Na Challenge, Carbone, Neumann, Iorio eram o top-3.
Dez voltas para a bandeira quadriculada e mais uma intervenção do safety-car, dessa vez por conta de um problema de Souza/Bonifácio, que tocou na dupla Ruiz, danificando a suspensão.
Nesse momento, Ferreira era segundo e levando o título para Comparatto, mas Fraga vinha em sétimo e caso fizesse uma ultrapassagem, conseguiria o caneco junto com Marçal.
Relargada autorizada e Salas se manteve na primeira colocação, com Fraga dando a investida em cima de Fittipaldi e Khodair. Logo atrás, Caio Collet também quer se colocar na briga.
Então, uma enorme reviravolta não na prova, mas na decisão do título: um drive-trhough para Enzo Fittipaldi, o quinto colocado. O competidor precisava pagar a penalização por uso indevido de Boost e, com isso, perderia a colocação.
Restando seis voltas para a bandeira quadriculada, então, Ferreira vinha na segunda colocação, mas ainda não era suficiente para conseguir o título do Comparatto. Fraga seguia em sétimo, mas com a punição de Enzo, subiria para sexto, o resultado necessário para levantar o troféu.
E mais movimentação da direção de prova: Khodair, o sexto, recebeu 5s pelo incidente com Fraga, deixando a situação mais simples para o Porsche #544.
E mais movimentação da direção de prova: Khodair, o sexto, recebeu 5s pelo incidente com Fraga, deixando a situação mais simples para o Porsche #544.
Bandeira quadriculada e enquanto Salas e Feldmann conseguiram a vitória, Müller e Fraga foram coroados campeões da Endurance. Na classe Challenge, Moura Neto e Iorio levam o caneco de 2025.
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