A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na terça-feira, 1º, a 27ª campanha de vacinação contra a gripe para o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. O imunizante estará disponível nas Básicas de Saúde (UBSs) das 07h às 17hs, conforme o horário de atendimento da sala de vacina.
INFLUENZA | A identificação do vírus influenza ocorre durante todo o ano no Brasil, sendo que a dispersão aumenta rapidamente em algumas estações do ano. A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
O objetivo da estratégia de vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em grupos específicos da população, considerados mais frágeis ou suscetíveis ao vírus.
A composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas que mais circulam no momento. *em conformidade com a orientação da OMS.
O imunizante é composto pelas cepas: A/Victoria/4897/2022(H1N1)pdm09,A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria)
Ministério da Saúde realizará a Estratégia de Vacinação contra a Influenza. O Paraná inicia a campanha no dia 01 de abril.
A vacina influenza, a partir do ano corrente, passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos e mais e gestantes. Além disso, a vacinação contra influenza também ocorrerá como estratégia especial para os grupos prioritários.
Podem se vacinar:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes; · Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
- Trabalhadores portuários;
- Trabalhadores dos Correios;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas
Ao se proteger você também evita transmissão para outras pessoas.
Contraindicação:
Pessoas com alergia grave a algum componente da vacina ou a dose anterior.
Cuidados antes, durante e após a vacinação:
Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação.
Em casos mais intensos se pode usar medicação para dor, sob recomendação médica.
Quais os eventos adversos esperados?
Os eventos adversos mais frequentes ocorrem no local da aplicação: dor e vermelhidão, essas reações costumam ser leves e desaparecem em até 48 horas.
Outras manifestações são mais raras e benignas; como febre, mal-estar e dor muscular, de 6 a 12 horas após a vacinação, e persistem pôr no máx. 2 dias.
Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identidade, CPF e carteira de vacinação. No caso dos grupos prioritários, é necessário apresentar o documento atualizado que comprove o vínculo ao público que pertence.
A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais. AS VACINAS SÃO SEGURAS E EFICAZES E SALVAM VIDAS
Assine o Portal Regional Express. Vantagens, benefícios, exclusivos. APP Android e Alexa. Descontos para gastronomia, entretenimento, beleza, carro, Pet, bem estar, fitness e muito mais.
Divulgação gratuita de até dois eventos durante o ano e três anuncios classificados por trinta dias.
Assine agora: WhatsApp 44.99903.2925
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Decoração/presentes:
-Veículos:
- Animais:
- Alimentos e Bebidas
- Vida Saudável