Regional Express -Portal de notícias - Maringá - PR

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Estado

Projeto Tutor-Zelador amplia preservação e manutenção das escolas da rede estadual

Em nove meses, projeto implementado pelo Instituto Fundepar chegou a 1.369 unidades de ensino. Iniciativa capacita diretores e gestores escolares para execução de ações de manutenção preventiva na infraestrutura. Para isso, têm o suporte de técnicos pedagógicos, que atuam como Tutores-Zela

Regional Express
Por Regional Express
Projeto Tutor-Zelador amplia preservação e manutenção das escolas da rede estadual
Projeto Tutor-Zelador amplia preservação e manutenção de escolas da rede estadual Foto: Lucas Fermin/Seed-Pr
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O projeto Tutor-Zelador, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), tem transformado a realidade das escolas da rede estadual de ensino. Implementada há nove meses, a iniciativa é baseada na capacitação de diretores e gestores escolares para a identificação da necessidade de serviços de limpeza e ajustes estruturais, por exemplo. Até agora, o projeto já alcançou 1.369 escolas, por meio dos 32 técnicos pedagógicos, que são os Tutores-Zeladores, distribuídos pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Segundo a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, o Tutor-Zelador ajuda os diretores a tomarem as melhores decisões para as escolas estaduais, que naturalmente precisam de reparos. “O projeto é uma grande vitória para as escolas públicas da rede estadual. O Tutor-Zelador tem o papel de auxiliar o diretor nas tomadas de decisões no que diz respeito a organizar a escola e adequar os ambientes de forma mais assertiva. Ou seja, contribuindo para que os ambientes estejam adequados ao processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos”, afirma.

Rosa Caldeira é responsável pela execução do projeto no NRE da Área Metropolitana Sul, que engloba os municípios de Agudos do Sul, Araucária, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Largo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

Publicidade

Com 80% das escolas integrantes da região já visitadas, a tutora, que foi escolhida pela chefia do NRE devido ao seu currículo nos colégios, reconhece a importância do trabalho tanto para a averiguação estrutural quanto para a aproximação e escuta das demandas das comunidades escolares.

“Atuo como Tutora-Zeladora desde que surgiu o projeto. É uma demanda séria, exige responsabilidade, mas é também muito gratificante, visto que trabalhamos diretamente com os gestores das instituições de ensino. Em cada uma das verificações temos a oportunidade de acompanhar o diretor com um olhar diferenciado da sua escola, vamos conversando e percebendo o que pode ser melhorado em cada um dos ambientes", conta.

Para o diretor-auxiliar Tiago Vidal da Silva, do Colégio Estadual Lindaura Ribeiro Lucas, de São José dos Pinhais, o programa tem sido benéfico para os estudantes. “Quando o diretor assume papel ativo na manutenção e cuidado do ambiente escolar, ele dá exemplo de liderança pelo serviço, incentivando uma cultura de responsabilidade e cuidado entre todos os membros da comunidade, identificando e resolvendo problemas de manutenção e infraestrutura mais rapidamente, além de evitar que pequenos problemas atinjam maiores proporções", diz.

PONTO FORTE – Para Claus Marchiori, gerente do projeto na Fundepar, um dos pontos fortes do programa é o trabalho das equipes técnicas na conservação e manutenção dos prédios escolares. "Cada NRE recebeu um técnico pedagógico encarregado de realizar visitas regulares às instituições de ensino. Nessas visitas, esses profissionais analisam a viabilidade de executar os reparos com os recursos já existentes", explica.

Lançado em 2023, o projeto prevê que todos os Tutores-Zeladores, que são escolhidos com base na avaliação curricular, devem, obrigatoriamente, realizar visitas técnicas às escolas designadas. Em seguida, o Tutor-Zelador estabelece um prazo para a escola fazer os devidos reparos. Depois, os profissionais fazem uma segunda visita. Caso ainda não tenham sido feitas as alterações necessárias, é remarcada uma próxima averiguação.

Dos 32 NREs, 11 já receberam visitas em 100% das escolas. Em 2024, o objetivo é ampliar o projeto, mantendo a máxima cobertura dos técnicos designados e alcançando número ainda maior de instituições.

Mais informações podem ser obtidas no manual do Tutor-Zelador AQUI.

PARCEIROS CLUBE EXPRESS

Maringá

-Veículos:

   Golden Car  Locadora

- Animais:

   Animal Center Maringá

- Alimentos e Bebidas

  Fatima Rico Tortas

- Vida Saudável

   Armazém Vida Saudável

FONTE/CRÉDITOS: Da AEN
Regional Express

Publicado por:

Regional Express

O Portal Regional Express, notícias, informação, prestação de serviços, empregos, classificados, guia comercial, Horóscopo diário, previsão do tempo, eventos, concursos, culinária, Newsletter, APP exclusivo, Clube de vantagens e descontos.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Envie sua mensagem, respondemos assim que possível ; )