Regional Express -Portal de notícias - Maringá - PR

Sabado, 27 de Abril de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Municípios

Prefeitura de Maringá contrata Fadec apresenta soluções para manejo de águas pluviais e retomada do nível do lago do Parque do Ingá

De forma técnica e científica, a gestão municipal desenvolve soluções para melhoria da recarga do lençol freático e retomada do nível da água do lago do Parque do Ingá. Municípios

Regional Express
Por Regional Express
Prefeitura de Maringá contrata Fadec apresenta soluções para manejo de águas pluviais e retomada do nível do lago do Parque do Ingá
A apresentação dos resultados do estudo da Fadec ocorreu no primeiro Workshop Técnico sobre Drenagem Urbana. Foto: Fábio Reina/PMM
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

De forma técnica e científica, a gestão municipal desenvolve soluções para melhoria da recarga do lençol freático e retomada do nível da água do lago do Parque do Ingá. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), contratada pela Prefeitura de Maringá para apontar soluções para o manejo de águas pluviais no entorno do Parque, apresentou nesta quarta-feira, 20, os resultados técnicos da última etapa do estudo desenvolvido. A apresentação ocorreu durante o primeiro Workshop Técnico sobre Drenagem Urbana. 

O estudo foi dividido em três etapas e apresentou duas soluções principais para a retomada do nível do lago do Parque do Ingá. Uma das medidas é a implantação de dois pontos de desvios parciais nos canais de drenagem internos ao Parque para que água da chuva seja direcionada para o lago. O município já contratou empresa que realiza projetos executivos de engenharia e, após a finalização dos projetos, licitará as obras de desvio dos canais e contenção de processos erosivos. A segunda medida proposta pela Fadec é a instalação de poços de infiltração na região. 

O vice-prefeito Edson Scabora destacou a importância da parceria entre o município e a Fadec, vinculada à Universidade Estadual de Maringá (UEM). “O objetivo da nossa gestão é buscar soluções de forma científica e técnica. Com a contratação da Fadec, identificamos as medidas necessárias para o lago do Parque do Ingá e já colocamos em prática essas soluções por meio do desenvolvimento dos projetos executivos das obras”, afirmou.

O professor da UEM e um dos responsáveis pelo estudo, Sandro Rogério Lautenschlager, apresentou os resultados técnicos sobre os poços de infiltração instalados no entorno da unidade de conservação. Para a pesquisa, foram instalados dois poços na região do Parque do Ingá: um na Avenida Laguna, no canteiro central em frente ao Parque, e outro na esquina das ruas Furtado de Mendonça e Santos Dumont. De acordo com o relatório apresentado, os poços permitirão a recarga do lençol freático superficial e podem melhorar a qualidade das águas dos mananciais. 

“O desvio dos canais do Parque, que já está em andamento pelo município, é uma solução a médio prazo identificada pela pesquisa. Com o desvio e a partir das chuvas, de acordo com análise da série histórica, vamos ter a retomada do nível histórico do lago. A outra medida é a longo prazo e acreditamos que os poços de infiltração vão permitir o afloramento natural d′água dentro do Parque e, assim, alimentar o lago”, explicou o professor Sandro Rogério Lautenschlager. 

A apresentação dos resultados do estudo da Fadec ocorreu durante o primeiro Workshop Técnico sobre Drenagem Urbana, realizado em alusão ao Dia Mundial da Água (22 de março). O evento, organizado pelo Instituto Ambiental de Maringá (IAM) e pela Secretaria de Obras Públicas, abordou diretrizes para a elaboração e aprovação dos projetos de drenagem urbana no âmbito do licenciamento ambiental. 

A diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff, destacou a importância das discussões para o desenvolvimento sustentável da cidade. “É o nosso primeiro workshop de uma série que vamos realizar para discutirmos, ao lado da comunidade, diversas temáticas ambientais. A ideia é propor soluções, como essas que foram apresentadas hoje, para aperfeiçoamento dos processos”, disse.

PARCEIROS CLUBE EXPRESS

Maringá

-Veículos:

   Golden Car  Locadora

- Animais:

   Animal Center Maringá

- Alimentos e Bebidas

  Fatima Rico Tortas

-  Vida Saudável

   Armazém Vida Saudável

FONTE/CRÉDITOS: Murillo Saldanha / PMM
Regional Express

Publicado por:

Regional Express

O Portal Regional Express, notícias, informação, prestação de serviços, empregos, classificados, guia comercial, Horóscopo diário, previsão do tempo, eventos, concursos, culinária, Newsletter, APP exclusivo, Clube de vantagens e descontos.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Envie sua mensagem, respondemos assim que possível ; )