Regional Express -Portal de notícias - Maringá - PR

Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 07 de Maio 2026

Municípios

PR: 70% dos criadouros do mosquito da dengue estão em casas e quintais. Saiba como eliminá-los

Levantamento da vigilância ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, realizado em janeiro de 2024, em Curitiba

Regional Express
Por Regional Express
PR: 70% dos criadouros do mosquito da dengue estão em casas e quintais. Saiba como eliminá-los
70% dos criadouros do mosquito da dengue estão nas casas e quintais.: Foto: Cido Marques/SMCS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Levantamento da vigilância ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, realizado em janeiro de 2024, em Curitiba, identificou 194 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. A maioria deles, cerca de 70%, foi encontrada nas casas e nos quintais, o que reforça a necessidade de cada morador vistoriar semanalmente o local onde vive em busca de qualquer recipiente que possa acumular água e se tornar criadouro do mosquito.

“A forma mais eficaz de eliminar a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, cada curitibano precisa fazer sua parte e manter casa, quintais e locais de trabalho livres de água parada”, enfatiza a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

O ciclo de reprodução do Ades aegypti é de cerca de uma semana, entre a fase de ovo, larva e mosquito adulto. Por isso, a vistoria em busca de criadouros deve ser semanal. Mesmo uma tampinha de garrafa esquecida no quintal pode se tornar criadouro do mosquito.

Publicidade

Leia Também:

Onde procurar:

  • O hábito saudável de acumular água da chuva em tonéis, bombonas, caixas d’água ou qualquer reservatório no solo se tornou também um potencial berçário dos mosquitos. Para evitar que sejam “maternidade” do Aedes, esses reservatórios precisam ser vedados com telas que não permitam a passagem da fêmea em busca de local para colocar seus ovos. Todas as aberturas do recipiente precisam ser vedadas, porque o mosquito é muito pequeno e pode facilmente entrar e sair dele.

  • O pote de água dos animais precisa ser frequentemente lavado com esponja e sabão e não somente completar com água. Também é necessário verificar o bebedouro de passarinhos, que geralmente é deixado em árvores no quintal. A abertura do recipiente é suficiente para o mosquito depositar os ovos.

 Os brinquedos das crianças devem ser guardados em locais secos e protegidos da chuva. É comum um brinquedo esquecido no quintal acumular água. Também é necessário lavá-los com esponja e sabão para eliminar possíveis ovos depositados nas bordas

  • Baldes, potes, pneus, garrafas devem ser guardados em locais protegidos da chuva. Se não forem mais usados, devem ser descartados adequadamente.
  • Piscinas precisam ter a água tratada e as bordas lavadas com esponja e sabão ou com produtos próprios para esse fim, inclusive as de plástico, que muitas vezes são esquecidas no fundo do quintal.
  • Restos de construção, telhas, entre outros materiais inservíveis também precisam estar protegidos da água da chuva ou descartados adequadamente.

Todo lixo deve ser embalado e descartado adequadamente. As lixeiras precisam estar tampadas e também é necessário lavar a tampa, que pode acumular água.

  • Os vasos de plantas também devem estar livres de pratinhos para reter a água da rega. Na área externa, os vasos não precisam dos pratinhos. Dentro de caso, os pratinhos devem ser preenchidos com areia, para evitar o acúmulo de água.
  • Também é preciso atenção dentro de casa. Em algumas geladeiras, a bandeja de degelo, que fica na parte de trás, perto do motor, é um verdadeiro paraíso para os mosquitos: escondido, com calor e água. É preciso verificar semanalmente se acumula água e lavar com esponja e sabão.

Os aparelhos de ar condicionado, refrigerador portátil e ventiladores que têm recipientes com água também precisam de atenção e limpeza periódica.

PARCEIROS CLUBE EXPRESS

Maringá

-Veículos:

   Golden Car  Locadora

- Animais:

   Animal Center Maringá

- Alimentos e Bebidas

  Fatima Rico Tortas

-  Vida Saudável

   Armazém Vida Saudável

FONTE/CRÉDITOS: Da SMCS
Comentários:
Regional Express

Publicado por:

Regional Express

O Portal Regional Express, notícias, informação, prestação de serviços, empregos, classificados, guia comercial, Horóscopo diário, previsão do tempo, eventos, concursos, culinária, Newsletter, APP exclusivo, Clube de vantagens e descontos.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Regional Express
Envie sua mensagem, respondemos assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR