Regional Express -Portal de notícias - Maringá - PR

Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Municípios

Mutirão contra a dengue em Curitiba volta a duas regionais nesta semana

A ação conjunta das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente busca evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Regional Express
Por Regional Express
Mutirão contra a dengue em Curitiba volta a duas regionais nesta semana
Mutirão Curitiba sem Mosquito volta às regionais Cajuru e Boqueirão. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta semana, o Mutirão Curitiba sem Mosquito volta às regionais Boqueirão e Cajuru. A ação conjunta das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente busca evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

Boqueirão:

No bairro Boqueirão, os agentes percorrem 23 quarteirões nesta segunda (8/4) e terça-feira (9/4). O recolhimento dos entulhos será na quarta-feira (10/4).

Cajuru:

Na Regional Cajuru, os agentes vão percorrer 35 quarteirões na terça (9/4) e quarta-feira (10/4). Os caminhões de coleta vão recolher os entulhos na quinta-feira (11/4).

Como funciona:

Os agentes de endemia fazem uma varredura nos terrenos em busca de recipientes que possam acumular água e orientam a população a separar entulhos e lixo dos imóveis.

“A estratégia é intensificar mutirões em toda a cidade, especialmente onde houver registro de casos autóctones de dengue”, afirma a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, que pede o apoio da população na prevenção da doença, eliminando a água parada.

Segundo a secretária, os mutirões são estratégias pontuais e de intervenção diante do acúmulo de materiais em casas e quintais. Mas ela alerta que Curitiba mantém coleta regular de resíduos orgânicos, recicláveis e especiais, dando ao cidadão diversas formas de eliminar entulhos e materiais inservíveis.

“Além de se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, esses materiais podem também atrair roedores, insetos, aranhas e outros vetores de doenças”, alerta.

Casos:

De acordo com o Painel da Dengue, atualizado na quarta-feira (3/4), a capital paranaense registrou 710 novos casos da doença de dengue desde o boletim anterior, divulgado em 27 de março.

No total, Curitiba contabiliza 2.262 casos de dengue em 2024 (até o dia 29/3), sendo 1.247 importados (contaminação aconteceu fora do município) e 977 autóctones (transmissão local).

Orientações:

Para o recolhimento do Mutirão Curitiba sem Mosquito, os moradores devem colocar os entulhos para fora do imóvel até a data da passagem dos caminhões. Resíduos menores devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.

O mutirão vai coletar objetos inservíveis (móveis, eletrodomésticos e entulhos), materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, resíduos orgânicos e restos vegetais embalados.

Materiais com peso ou volume elevado (como resíduos de construção civil), resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados, resíduos tóxicos e perigosos (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas) e veículos de transporte não serão recolhidos pela Prefeitura de Curitiba nesta ação.

Em 2023, os Mutirões Curitiba sem Mosquito, coordenados pela Saúde e Meio Ambiente, recolheram 348 toneladas de materiais inservíveis e entulhos nos dez Distritos Sanitários. Foram realizados 14 mutirões durante o ano.

Em 2024, já foram realizados 28 mutirões conjuntos das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente. Até o momento, as equipes recolheram 540 toneladas de resíduos, superando em mais de 190 toneladas o que foi coletado durante todo o ano de 2023.

Ecopontos:

Outra alternativa de descarte disponível para os curitibanos são os Ecopontos, locais destinados a resíduos mistos e recicláveis. 

Os resíduos mistos incluem materiais de construção civil, madeira, restos de podas de árvores, mobiliário inutilizável, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e gordura usadosVeja a localização dos Ecopontos.

Os resíduos devem ser separados e depositados conforme as orientações dos funcionários do local. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

PARCEIROS CLUBE EXPRESS

Maringá

-Veículos:

   Golden Car  Locadora

- Animais:

   Animal Center Maringá

- Alimentos e Bebidas

  Fatima Rico Tortas

- Vida Saudável

   Armazém Vida Saudável

FONTE/CRÉDITOS: Da SMCS
Regional Express

Publicado por:

Regional Express

O Portal Regional Express, notícias, informação, prestação de serviços, empregos, classificados, guia comercial, Horóscopo diário, previsão do tempo, eventos, concursos, culinária, Newsletter, APP exclusivo, Clube de vantagens e descontos.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Envie sua mensagem, respondemos assim que possível ; )