A Câmara Municipal de Marialva promoveu, no dia 26/02, um evento especial de conscientização sobre síndromes e doenças raras, em alusão ao Fevereiro Lilás. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Saúde e da Associação dos Amigos do Hospital da Criança de Maringá.
Realizado no plenário da Câmara, o encontro reuniu especialistas e ativistas para debater os desafios enfrentados por pacientes e familiares, além de reforçar a importância da inclusão e do acesso a tratamentos adequados.
Entre os palestrantes, Núbia Tavares compartilhou sua experiência com a maternidade atípica, enquanto Camila Moreira de Souza Chiari, assistente social da AMIHC, abordou a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Já o advogado e ativista Pedro Mendes, presidente da ADEVIMAR e da MITOCON Brasil, discutiu o cenário das doenças raras no país e possíveis soluções para o futuro.
"O Fevereiro Lilás é um marco para Marialva. Precisamos dar visibilidade às doenças raras, garantir mais informação e apoio às famílias que enfrentam esses desafios diariamente. Juntos, podemos construir uma cidade mais inclusiva e acolhedora. Parabenizo a vereadora Sheila Gabarron pela organização deste evento", ressaltou a prefeita de Marialva, Flávia Cheroni.
O Fevereiro Lilás foi instituído no calendário oficial do município por meio da Lei Municipal nº 2616/2023, com o objetivo de promover informação, inclusão e apoio às famílias. O evento reforçou a necessidade de políticas públicas voltadas para esse público e incentivou a comunidade a se engajar na causa.
Assine o Portal Regional Express. Vantagens, benefícios, exclusivos. APP Android e Alexa. Descontos para gastronomia, entretenimento, beleza, carro, Pet, bem estar, fitness e muito mais.
Divulgação gratuita de até dois eventos durante o ano e três anuncios classificados por trinta dias.
Assine agora: WhatsApp 44.99882.4051
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Decoração/presentes:
-Veículos:
- Animais:
- Alimentos e Bebidas
- Vida Saudável