Lando Norris enfim, depois de 110 corridas disputadas na F1, fez sua estrela brilhar. Aproveitando as oportunidades e deixando Max Verstappen para trás, o titular da McLaren finalmente conseguiu sua primeira vitória ao terminar em primeiro o GP de Miami deste domingo (5).
No grid de saída, sem nenhuma surpresa foi Verstappen quem alinhou na posição de honra. Ao seu lado, Charles Leclerc foi quem fechou a primeira fila, com Carlos Sainz e Sergio Pérez fechando as quatro primeiras colocações do pelotão.
Para o primeiro stint da prova, a grande maioria do pelotão escolheu largar com pneu médio. As exceções ficaram com Fernando Alonso e Lewis Hamilton com duro, e os pilotos do fundo do pelotão com Valtteri Bottas, 18º, escolhendo macio, e Kevin Magnussen e Daniel Ricciardo, penúltimo e último, também de duros.
Largada autorizada e sem grandes surpresas, Verstappen se manteve na primeira colocação do pelotão. Enquanto isso, Pérez conseguiu dar um bom salto e se colocou em segundo, mas forçou demais, errou e caiu para a quinta colocação.
Na segunda volta, a ordem na pista estava com o holandês da Red Bull puxando a fila, seguido por Leclerc, que estava já a 1s681 do ponteiro, seguido por Oscar Piastri, Carlos Sainz e o mexicano da equipe austríaca.
O australiano da McLaren vinha em um ótimo início de disputa. Após o apagar das luzes, subiu três postos para se colocar em terceiro e, na abertura do quinto giro, colocou lado a lado com o monegasco da Ferrari na curva 17 para assumir a segunda posição. Ainda, sustentava a volta mais rápida e vinha virando mais rápido que Verstappen.
Quando vem na terceira colocação, Charles enfrenta problemas em sua corrida. O titular da Ferrari sofria com seus pneus traseiros, derrapando ao longo da volta, enquanto Sainz, em quarto, começava a se aproximar cada vez mais.
Uma boa briga que escalava e se desenhava era pela sétima colocação. Nico Hülkenberg aproveitou uma errada de Lewis Hamilton para deixar o sete vezes campeão para trás, mas o titular da Mercedes começou a perseguição em cima do alemão para tentar retomar a colocação, estando a apenas 0s425 para o adversário da Haas.
Então, o britânico usou a parte suja do circuito para, por dentro, conseguir deixar Nico para trás e se recolocar em sétimo. Agora, começava a caçar Lando Norris, que estava à sua frente.
11 voltas feitas em Miami e a ordem estava Verstappen em primeiro com 2s765 de respiro para Piastri, segundo. Leclerc, Sainz, Pérez, Norris, Hamilton, Hülkenberg, Russell e Tsunoda completando a zona de pontuação.
Dois giros mais tarde e os pilotos começavam a fazer as primeiras paradas nos boxes. Alexander Albon foi quem abriu a janela de pit-stops e Hülkenberg e Pierre Gasly foram na sequência fazer suas trocas de pneus.
A caçada que passou a acontecer no circuito urbano no entorno do estádio do Miami Dolphins era a de Norris em cima de Pérez. O britânico da McLaren estava a menos de 0s5 do mexicano da Red Bull, que sofria por conta de seu erro na largada.
Com 17 voltas completadas, apenas seis pilotos haviam feito o pit-stop: Hülkenberg, Gasly, Lance Stroll, Albon, Logan Sargeant e Bottas. Todos estavam entre a 15ª e a última posições. Pouco depois, foi a vez de Pérez fazer sua troca e retornou à pista em nono.
Volta 20 e foi a vez de Charles ir aos boxes da Ferrari, fazendo parada de apenas 1s9 e voltando em sexto. Enquanto isso, na pista, Norris anotou a volta mais rápida com 1min32s476.
Uma situação incomum aconteceu com Verstappen. Na volta de número 22, o holandês da Red Bull atropelou e arrancou o cone de sinalização da curva 15 e chegou a pedir no rádio para verificarem se a asa dianteira tinha danos – o pedaço ficou jogado no meio da pista.
Na sequência, a direção de prova deu safety-car virtual para retirar o pedaço do meio do traçado. Hamilton chegou a reclamar no rádio dizendo que foi levado justamente para a linha de corrida.
Uma série de competidores, então, aproveitaram o breve período sem poder acelerar para ir aos boxes como Fernando Alonso, Esteban Ocon e Kevin Magnussen. Mas não demorou para a bandeira verde ser acionada.
Na volta 24, Verstappen foi chamado para o pit-stop da Red Bull e, assim, Piastri era o novo líder com Sainz em segundo e Norris em terceiro – nenhum do top-3 havia feito sua visita aos boxes. Max voltou à pista no quarto posto.
Com pneu de 24 voltas completadas, calçando o composto médio, Lando conseguiu mais uma vez encaixar a volta mais rápida. Agora, era de 1min31s982.
Chegou a vez de Piastri, líder, e Sainz, terceiro colocado, de serem chamados por suas respectivas equipes para fazerem as paradas. Nisso, Norris assumiu a ponta, mas ainda precisaria fazer seu pit – estava 11s550 para Verstappen, o segundo.
Na volta 29, então, o primeiro safety-car real foi necessário para ser acionado na corrida. O motivo foi que Magnussen acabou acertando Sargeant em uma briga por posição e o norte-americano foi quem levou a pior, ficando parado na área de escape e precisou de ajuda para ser retirado do ponto.
Em toda essa situação, quem levou a melhor foi Norris que aproveitou para fazer a sua parada e, assim, conseguiu voltar ainda na primeira colocação. A bandeira verde tremulou mais uma vez em Miami na volta 33 e o inglês conseguiu se manter na primeira colocação, fechando a porta em cima do Verstappen, que ainda não podia abrir asa.
Ainda, nos primeiros metros, Leclerc tentou dar o bote em cima de Max e se aproximou de forma ameaçadora do holandês, mas sem chances de conseguir consumar a ultrapassagem. Lando foi quem aproveitou para abrir mais vantagem, estando a 1s4 do segundo colocado e anotando a melhor volta com 1min31s157.
A ordem neste ponto da prova, restando 23 giros para o final, era Norris, Verstappen, Leclerc, Piastri, Sainz, Pérez, Hamilton, Tsunoda, Russell e Ocon completando a zona de pontuação em Miami.
Sainz e Piastri vinham em uma disputa que pegava fogo nas ruas de Miami. O espanhol vinha dando o bote em cima do australiano pela quarta colocação, chegando a colocar lado a lado e o titular da McLaren sair da pista, mas Oscar se mantinha na colocação.
A dupla até foi colocada sob investigação pela briga forte, mas nada foi feito e Piastri começava a abrir aos poucos de Carlos, há tendo 0s6 de respiro. Enquanto isso, na frente, Norris mais uma vez fez a melhor volta com 1min31s074.
Volta 38 e Lando caminhava para sua primeira vitória da carreira na F1, sustentando 2s5 de vantagem para Verstappen, em segundo. Leclerc vinha em terceiro.
Então, o engenheiro de Sainz veio no rádio para dizer que faltavam 20 voltas para a bandeirada e recebeu uma resposta nada educada, com o espanhol afirmando “apenas me deixe em paz, Ricky, me deixe em paz”.
A briga entre Sainz e Piastri seguia muito, muito emocionante. Carlos conseguiu deixar Oscar para trás e chegou a travar na pista, mas viu o australiano dar o troco na curva seguinte. Acontece que o titular da McLaren errou, passou reto e deixou o caminho livre para o adversário da Ferrari seguir em quarto.
Na sequência, por conta do encontrão, Piastri foi aos boxes para trocar a asa dianteira e trocar pneus – o pit-stop durou 10s7.
Na ponta do pelotão, o tricampeão da Red Bull se queixou no rádio de que o carro não estava bom. O piloto afirmou que “não consigo virar o carro, é um desastre”, já estando 3s5 atrás de Norris, que anotou nova volta rápida.
Norris puxava os pilotos, com Verstappen, Leclerc, Sainz, Pérez, Hamilton, Tsunoda, Russell, Ocon e Alonso completando os dez primeiros da corrida.
Lando nunca venceu uma corrida ou sequer uma Sprint. O piloto, caso termine no pódio em segundo ou terceiro, bate o recorde absoluto da F1 como nome com mais pódios sem nunca vitórias na F1, mas isso pode acabar neste domingo de Miami.
As brigas começavam a crescer mais para o meio do pelotão. A vez agora era de Alonso em cima de Ocon, com o bicampeão dando os botes em cima do francês, que fechava a porta como conseguia para segurar o adversário da Aston Martin. Demorou, mas o espanhol conseguiu assumir o nono.
Piastri vinha tentando recuperar o atraso de ter caído para a última colocação. Estando em 17º sustentando a melhor volta e com pneu médio, tentou passar Ricciardo, mas sem sucesso restando seis voltas para a bandeira quadriculada. Inclusive, vieram no rádio do australiano dizer que Norris liderava a corrida e não era necessário provocar um safety-car tão próximo do fim.
Brigando para defender a 14ª colocação, Albon cometeu um erro no fundo do pelotão. Tentando segurar Ricciardo, o piloto da Williams passou reto na curva e foi para a área de escape, despencando para a última colocação e indo aos boxes na sequência.
Bandeira quadriculada e finalmente veio. Lando conseguiu sua primeira vitória na F1 ao cruzar a linha de chegada em primeiro com mais de 7s de vantagem para Verstappen, segundo. Leclerc completa o pódio do dia do GP de Miami.
Cerca de duas horas depois do fim da corrida, os comissários puniram Carlos Sainz com a perda de cinco segundos por um toque no qual foi considerado culpado em Oscar Piastri, derrubando-o da quarta para a quinta posição.
GP de Miami, corrida, resultado da etapa:
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes))
2) Max VersSargeantRed Bull/Honda RBPT)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
5) Carlos Sainz (Ferrari)
6) Lewis Hamilton (Mercedes)
7) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
8) George Russell (Mercedes)
9) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
11) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
12) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
13) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
14) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
15) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
16) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
17) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
18) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
19) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
OUT Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
GP de Miami, corrida, resultado:
Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
Classificação mundial 2024
1) Max Verstappen, 136 pts
2) Sergio Pérez, 101
3) Charles Leclerc, 98
4) Carlos Sainz, 85
5) Lando Norris, 83
6) Oscar Piastri, 41
7) George Russell, 37
8) Fernando Alonso, 33
9) Lewis Hamilton, 27
10) Yuki Tsunoda, 14
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