Um sistema de baixa pressão e uma frente fria estão atuando sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira (13), avançando lentamente pelo Paraná. De acordo com o Simepar, além do Oeste, Sudoeste e Sul, também chove no Noroeste e na região central paranaense. O risco para tempestades é alto. Nas demais regiões, o tempo segue estável. Ainda faz calor em muitos setores do estado, com destaque para o Noroeste e o Norte, onde as temperaturas ultrapassam os 35°C.
No final de semana, a chuva se espalha por praticamente todas as regiões do Paraná, com possibilidade de tempestades em várias cidades. A frente fria mantém os índices de instabilidade e as temperaturas amenas na maioria das regiões paranaenses.
A última chuva registrada em Londrina foi há quase três semanas, no dia 24 de agosto, com queda de 30,8 mm. A precipitação volta no domingo (15) acompanhada de uma mudança brusca da temperatura, com mínima de 18ºC e máxima de 22ºC. Segundo o Simepar, no domingo o volume (de chuvas) será significativo. As temperaturas ficarão amenas melhorando a qualidade do ar”.
A chuva segue constante até o próximo sábado (21), com exceção da terça-feira (17). As temperaturas seguem baixas, mas na semana seguinte o calor volta com os termômetros beirando os 40ºC.
Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma frente fria atingirá Curitiba e o resto do estado a partir de sábado (14), alterando as condições climáticas na capital paranaense. O avanço do fenômeno trará chuvas e uma queda nas temperaturas.
No sábado, o risco de tempestades será elevado, segundo o Simepar, com a previsão de temperaturas variando entre 15 °C e 25 °C. A massa de ar frio que se instala no Sul do Brasil também contribui para manter os índices de instabilidade altos em toda a região.
Temperaturas mais baixas no domingo
No domingo (15), a máxima em Curitiba não deverá ultrapassar os 14°C. Chuvas ainda são esperadas em todas as regiões do Paraná, com volumes significativos de precipitação em várias áreas do estado.
Já na segunda-feira (16), a tendência é de diminuição da instabilidade na maior parte do Paraná. Apesar da melhoria no tempo, ainda há previsão de garoa no leste, mantendo as temperaturas amenas.
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
- Animais:
- Alimentos e Bebidas
- Vida Saudável