Lando Norris foi absolutamente imbatível no Grande Prêmio de Singapura, da Fórmula 1, ao dominar de ponta a ponta e garantir uma vitória espetacular no circuito de Marina Bay.
O piloto da Red Bull, Max Verstappen, terminou em segundo, mas a uma distância de 20 segundos atrás de Norris, com Oscar Piastri completando o pódio, assegurando uma dobradinha da McLaren.
Os dois rivais pelo título, Norris e Verstappen, largaram lado a lado após o britânico conquistar a pole position no sábado.
Verstappen e a Red Bull chegaram a Singapura receosos, sabendo que o circuito de Marina Bay é historicamente desfavorável para a equipe, apesar do domínio ao longo da temporada de 2023. Dado o cenário difícil, Verstappen fez bem em colocar seu carro na primeira fila.
Lewis Hamilton largou em terceiro, dividindo a segunda fila com seu companheiro de equipe da Mercedes, George Russell.
Os 13 primeiros pilotos largaram com pneus médios da Pirelli, exceto Hamilton, que partiu de terceiro com os macios. Kevin Magnussen começou com pneus duros em 14º, seguido por Lance Stroll (17º), Valtteri Bottas (19º) e Zhou Guanyu (20º). Daniel Ricciardo, que largou em um decepcionante 16º lugar, também optou pelos pneus macios.
Norris, que frequentemente enfrenta dificuldades na largada, manteve a calma e saiu na frente. Verstappen e Hamilton disputaram lado a lado na curva 1, com o holandês conseguindo segurar a posição. Oscar Piastri perdeu a posição para Nico Hulkenberg, mas logo se recuperou e voltou ao quinto lugar na primeira volta.
Charles Leclerc e Sergio Pérez tiveram boas largadas, subindo para oitavo e décimo, respectivamente, enquanto Carlos Sainz caiu para 12º após sair para área de escape na curva 1, com Fernando Alonso logo à frente. Alex Albon teve uma largada ruim e caiu para 15º, enquanto seu companheiro de equipe, Franco Colapinto, subiu para nono.
Por volta da terceira volta, Norris já não permitia o DRS de Verstappen, tentando forçar uma vantagem inicial, enquanto Hamilton tentava manter a pressão sobre o rival.
Na frente, Norris mantinha uma vantagem de menos de dois segundos para Verstappen até a volta 7, com os dois trocando voltas mais rápidas. As Mercedes estavam em terceiro e quarto, já mais de cinco segundos atrás do líder.
A Ferrari, confiante em seu ritmo de corrida, esperava que Leclerc ultrapassasse Alonso, que estava em sétimo, enquanto a primeira rodada de pit stops se aproximava.
Mesmo com uma zona extra de DRS adicionada ao circuito de Marina Bay, as oportunidades de ultrapassagem eram limitadas nos primeiros momentos da corrida.
Na volta 9, com uma vantagem de 2,8 segundos, Norris recebeu instruções para abrir cinco segundos sobre Verstappen “até meados da corrida”. Tamanha era a performance da McLaren que Norris aumentou a vantagem em meio segundo em apenas meia volta. Na volta 10, a diferença já estava em quatro segundos, com Norris demonstrando grande forma.
Ricciardo foi o primeiro a parar, trocando seus pneus macios por médios na volta 11 e caindo para o fim do grid. Albon, uma posição à frente antes dos pit stops, tentou cobrir a estratégia do australiano na volta seguinte, trocando para os pneus duros com sucesso.
Norris continuava a aumentar sua vantagem, com 7,7 segundos sobre Verstappen na volta 13 e o britânico sendo o mais rápido na pista. Sainz, preso em 12º, fez sua parada na volta 14, trocando para os pneus duros e voltando à frente de Albon, o que demonstrou que o “undercut” estava sendo eficaz para a Williams.
Norris foi informado pela equipe sobre a estratégia de evitar o “undercut” e proteger sua liderança, algo que já parecia seguro com 9,6 segundos de vantagem na volta 15. Hamilton estava 6,5 segundos atrás, com Russell e Piastri logo atrás dele. Hulkenberg liderava um pequeno trem de carros, com Alonso e Leclerc logo em sua cola.
Colapinto também estava fazendo uma ótima corrida, com Pérez relatando no rádio que o argentino estava sendo “difícil de ultrapassar”.
Enquanto isso, Albon sofria na parte de trás do grid, com um aparente problema no carro que o fez se afastar do pelotão. O problema era de superaquecimento, e Albon foi forçado a abandonar a corrida na volta 17.
Hamilton foi o primeiro dos líderes a parar, trocando seus pneus macios pelos duros na volta 18 e voltando entre Kevin Magnussen e Pierre Gasly em 13º. Duas voltas depois, Hamilton ultrapassou Magnussen.
Mesmo com ar limpo à sua frente, Russell não conseguia ultrapassar Piastri, que continuava a pressioná-lo. Na volta 21, Norris já estava em uma posição muito confortável, com uma vantagem de 15 segundos e uma margem suficiente para fazer sua parada e ainda sair em quarto.
A McLaren orientou Norris a ficar na pista o maior tempo possível, pedindo para poupar pneus e esperar que Verstappen parasse primeiro.
Hamilton, passando Esteban Ocon na volta 23, estava preocupado por ter parado cedo demais, temendo que sua corrida fosse prejudicada no fim.
Leclerc, que ainda estava preso atrás de Hulkenberg e Alonso, expressou sua frustração: “Isso é tão frustrante”. Ele finalmente conseguiu ultrapassar Alonso na volta 26, quando o espanhol fez sua parada, voltando à frente de Stroll em 15º.
Na volta 27, Verstappen informou: “Os pneus traseiros estão bem ruins agora”. Norris liderava com 22,5 segundos de vantagem. Russell parou na volta 28, liberando Piastri, e voltou em oitavo, alguns segundos à frente de Hamilton.
Finalmente, Leclerc conseguiu superar Hulkenberg na volta 29, enquanto Pérez fez sua parada para colocar pneus duros.
“Talvez tenha danificado a asa dianteira”, disse Norris pelo rádio na volta 30, ainda com uma boa vantagem, quando Verstappen decidiu fazer sua parada. Replays mostraram Norris travando as rodas e escapando por pouco de bater no muro na curva 14.
Verstappen voltou em quarto, mas logo ultrapassou Leclerc.Norris parou na volta 31, mantendo sua liderança sobre Piastri, com a pequena colisão não causando nenhum dano significativo.
Com todos os pit stops aparentemente completos, Norris liderava por 23 segundos sobre Verstappen na volta 40. Piastri, por sua vez, passou Hamilton e subiu para quarto lugar.
Norris estava em posição confortável para levar a vitória, mesmo após outro toque no muro na volta 48. Seu engenheiro o alertou: “Concentração total agora”.
Com quatro voltas restantes, Norris garantiu sua terceira vitória da temporada, terminando 20 segundos à frente de Verstappen, reduzindo a diferença no Campeonato de Pilotos para 52 pontos.
Piastri completou o pódio em terceiro, enquanto Russell segurou o quarto lugar contra Leclerc. Hamilton terminou em sexto, à frente de Sainz. Alonso terminou em oitavo, com Hulkenberg em nono e Pérez fechando o top 10.
Daniel Ricciardo ainda conseguiu roubar o ponto da volta mais rápida de Norris no final da corrida.
Confira o resultado do GP de Singapura:
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
3) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
4) George Russell (Mercedes)
5) Charles Leclerc (Ferrari)
6) Lewis Hamilton (Mercedes)
7) Carlos Sainz (Ferrari)
8) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
9) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
10) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
11) Franco Colapinto (Williams/Mercedes)
12) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
13) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
14) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
15) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
16) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
17) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
18) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
OUT) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
Confira a classificação do campeonato:
1) Max Verstappen, 331 pts
2) Lando Norris, 279
3) Charles Leclerc, 245
4) Oscar Piastri, 237
5) Carlos Sainz, 190
6) Lewis Hamilton, 174
7) George Russell, 155
8) Sergio Pérez, 144
9) Fernando Alonso, 62
10) Nico Hülkenberg, 24
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