O piloto da Lamborghini Mirko Bortolotti lutou contra o piloto da AMG Maro Engel para assumir a liderança do DTM, ultrapassando Kelvin van der Linde: Ele limitou os danos
Corrida turbulenta do DTM no sábado em Spielberg, na qual a luta pelo título foi o centro das atenções: Mirko Bortolotti (SSR-Lamborghini; 1º) garantiu a vitória e a liderança do campeonato com uma corrida forte, Kelvin van der Linde (Abt-Audi) terminou em oitavo a partir do 17º lugar da grelha
Maro Engel (Winward-Mercedes; 2º) esteve no encalço de Bortolotti até ao final e terminou em segundo, o autor da pole Arjun Maini (HRT-Mercedes) foi terceiro.
Bortolotti lançou as bases numa pista inicialmente molhada. Partindo do quarto lugar da grelha, ultrapassou Maximilian Paul (Paul-Lamborghini; 6º) logo na primeira volta. Assim, manteve inicialmente o terceiro lugar, enquanto Engel alargava a vantagem que tinha conquistado no início.
Maini ficou a dever na quinta volta. Mesmo aqui, tornou-se claro o quanto mais aderência Bortolotti foi capaz de construir com o pneu de chuva. Em duas voltas, ele alcançou Engel e simplesmente deixou-o para trás. Como resultado, ele foi por vezes mais de um segundo mais rápido do que todos os outros pilotos que tinham começado com pneus de chuva.
A certa altura, Engel deslizou para fora da pista, mas não foi atacado por Maini. “No final, acabámos por perder hoje com pressões de pneus demasiado elevadas no primeiro turno”, disse Engel após cruzar a linha de chegada.
O veterano do DTM aproveitou a primeira oportunidade para ir às boxes, com Bortolotti e Maini a entrarem uma volta mais tarde. Quando todos os pneus estavam à temperatura correta, Engel ganhou quase cinco segundos e ficou apenas a dois segundos de Bortolotti
Bortolotti não deu menhuma chance a Engel:
Numa pista agora seca, o Mercedes-AMG mostrou mais uma vez o desempenho que já tinha demonstrado nos treinos e na qualificação. Mas Bortolotti conduziu sem falhas na frente. Engel reduziu a diferença para pouco menos de um segundo, mas nunca foi capaz de a reduzir para menos de 0,9 segundos. Bortolotti manteve a coragem e levou a vitória para casa.
“Este troféu terá um lugar muito especial. Sinto-me muito bem. Esta foi provavelmente a minha melhor vitória de sempre, simplesmente contra tudo e contra todos”, disse Bortolotti à Ran.
Como é que ele foi capaz de conduzir tão rápido com os pneus molhados? “Dava para ver, o Mercedes afastou-se nas duas primeiras voltas. Depois a maré mudou. Acho que simplesmente fizemos a escolha certa com a configuração e, lentamente, conseguimos que os pneus funcionassem.”
Bortolotti e Engel dominaram a corrida, atrás deles Maini conquistou o seu segundo pódio da época depois da corrida de sábado em Zandvoort. Luca Stolz (HRT-Mercedes; 4º) foi seguido por outro AMG. Após a paragem nas boxes, encontrou-se num grupo de até sete carros, que foi inicialmente turbulento após a paragem.
No final, ele venceu Ayhancan Güven (Manthey-EMA-Porsche; 5º) e Maximilian Paul. Este último ultrapassou Lucas Auer (Winward-Mercedes; 7º) na fase final. Kelvin van der Linde também foi ultrapassado por Ricardo Feller (Abt-Audi; 10º) na fase final.
“Estou orgulhoso por termos lutado para chegar à frente sem um arranhão no carro. É uma afirmação e tanto no DTM”, disse ele à Run após a corrida. “Mas mamma mia, os carros à nossa frente eram rápidos.” O Audi R8 LMS GT3 e o Red Bull Ring provavelmente não serão mais amigos
No entanto, Rene Rast (Schubert-BMW; 9º) não tinha planeado apanhar o suíço. Ele foi o melhor BMW numa corrida extremamente difícil para ambas as marcas bávaras. “A BMW e nós simplesmente não estávamos em lado nenhum hoje”, disse um irritado van der Linde.
Show forte de Schmid sem um final feliz:
A sensação da corrida foi Clemens Schmid (Dörr-McLaren; 15º). Ele foi o único piloto a largar com pneus slicks. Após os problemas iniciais, tornou-se rapidamente o piloto mais rápido da pista e foi subindo na classificação. Após a paragem nas boxes, ficou brevemente em sexto lugar.
Quando os pneus atingiram a temperatura ideal, estava em nono, mas a partir daí foi tudo a descer. “Infelizmente, algo correu mal com a pressão dos pneus. Com mais de duas barras no eixo traseiro, estávamos muito acima do objetivo. Não sei o que é que correu mal”, disse irritado à Run. Ainda assim, marcou um ponto no 15º lugar, mas teria sido possível fazer muito mais na sua corrida em casa.
A corrida também foi frustrante para Marco Wittmann (Schubert-BMW; DNF), que teve de estacionar o seu BMW M4 GT3 nas boxes por uma razão ainda não explicada. Este facto deu continuidade à série de azares do bicampeão.
A três corridas do final, Bortolotti lidera o campeonato com dez pontos de vantagem sobre Engel e doze pontos sobre Kelvin van der Linde.
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