Regional Express -Portal de notícias - Maringá - PR

Terça-feira, 25 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Estado

Defesa civil do Paraná instrui municípios do Litoral a atuarem em situações críticas

Treinamento de dois dias contou com a participação de representantes dos sete municípios litorâneos e convidados. O foco foi a preparação para os momentos mais críticos do verão, quando usualmente ocorrem grandes temporais.

Regional Express
Por Regional Express
Defesa civil do Paraná instrui municípios do Litoral a atuarem em situações críticas
Defesa Civil Estadual instrui municípios do Litoral a atuarem em situações críticas Foto: DEFESA CIVIL
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Defesa Civil do Paraná concluiu nesta quinta-feira (11) o treinamento voltado a representantes das defesas civis municipais das sete cidades do Litoral do Estado. Durante dois dias de capacitação em Paranaguá, os técnicos das prefeituras e de outros municípios convidados receberam instruções sobre os procedimentos relacionados a desastres naturais, que tendem a ser mais comuns durante o verão devido às fortes chuvas típicas desta época.

Os membros do órgão estadual explicaram de forma detalhada sobre como fazer a notificação, preencher a documentação e elaborar os laudos relacionados a desastres, e também sobre os decretos de situação de emergência. Também foram abordados temas como a criação e atualização dos Planos de Contingência e o processo de emissão de alertas.

De acordo com o 1º sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Rogério Hammes, que atua no Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), os mecanismos permitem que a ajuda chegue mais rapidamente às áreas afetadas. “Esse conhecimento vai facilitar bastante o acesso dos municípios aos recursos estaduais e federais e também as ações de proteção e Defesa Civil, dando uma noção melhor aos coordenadores municipais sobre as medidas que devem tomar em suas cidades para que a população esteja bem assistida”, disse.

Publicidade

Desde 2023, o Paraná conta com um Fundo Estadual de Calamidades Públicas, que vai auxiliar no atendimento às emergências. No ano passado, 85 municípios foram atendidos pelo fundo após as fortes chuvas que atingiram o Estado em outubro e novembro, totalizando mais de R$ 33 milhões.

A Defesa Civil Estadual também realiza trabalhos de acompanhamento junto às Defesas Civis municipais durante o período do Verão Maior Paraná para orientar sobre as diversas atividades que devem ser realizadas e também sobre o como fazer ações de preparação. Uma das atividades é a capacitação para o planejamento de simulados, uma ferramenta usada para validar os Planos de Contingência.

Presente no treinamento, o coordenador da Defesa Civil de Morretes, Diogo Bueno, disse que o alinhamento entre os municípios e o Governo do Estado facilita o processo. “Ter um conhecimento melhor dos sistemas estadual e federal, com preenchimento correto da documentação, e atuar dentro de um padrão operacional com certeza vai melhorar o atendimento à população”, afirmou.

Convidado para o treinamento, o coordenador da Defesa Civil em São José dos Pinhais, Jefferson de Souza, considera estar mais preparado para atuar em situações de urgência a partir de agora. “Com o treinamento nós vamos conseguir preencher com maior qualidade e eficiência toda a documentação para buscar os recursos necessários com mais agilidade. Vamos levar esse conhecimento para o nosso município, para que mais pessoas se capacitem e nós possamos atender a população com mais qualidade”, declarou.

Verão sem sustos: confira sete dicas dos Bombeiros para aproveitar a temporada Com mais soldados e desafios, Bombeiros tiveram aumento de 9% nos atendimentos em 2023

ALERTAS – Qualquer cidadão pode receber no celular alertas e informações da Defesa Civil do Paraná sobre risco de mau tempo na sua região como deslizamento, inundação, alagamento, enxurrada, granizo e vendaval. Basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199. No caso do WhatsApp, basta cadastrar o número (61) 2034-4611 no telefone e mandar um "oi".

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

PARCEIROS CLUBE EXPRESS

Maringá

-Veículos:

   Golden Car  Locadora

- Animais:

   Animal Center Maringá

- Alimentos e Bebidas

  Fatima Rico Tortas

- Vida Saudável

   Armazém Vida Saudável

FONTE/CRÉDITOS: Da AEN
Regional Express

Publicado por:

Regional Express

O Portal Regional Express, notícias, informação, prestação de serviços, empregos, classificados, guia comercial, Horóscopo diário, previsão do tempo, eventos, concursos, culinária, Newsletter, APP exclusivo, Clube de vantagens e descontos.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Envie sua mensagem, respondemos assim que possível ; )