A atualização de hoje as 12h desta quinta-feira (9) pela defesa Civil do RS, aponta 428 municípios afetados,107 óbitos confirmados, 136 desaparecidos e 374 feridos, 165.112 desalojados, 67.563 em abrigos Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelos temporais.
Alertas:
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
Mortes confirmadas: 100
- Bento Gonçalves (6)
- Boa Vista do Sul (2)
- Bom Princípio (1)
- Canela (2)
- Canoas (4)
- Capela de Santana (1)
- Capitão (2)
- Caxias do Sul (5)
- Cruzeiro do Sul (8)
- Encantado (2)
- Esteio (1)
- Farroupilha (1)
- General Câmara (1)
- Forquetinha (2)
- Gramado (7)
- Itaára (1)
- Lajeado (5)
- Montenegro (1)
- Pantano Grande (1)
- Paverama (2)
- Pinhal Grande (1)
- Porto Alegre (4)
- Putinga (1)
- Roca Sales (2)
- Salvador do Sul (2)
- Santa Cruz do Sul (2)
- Santa Maria (6)
- São João do Polêsine (1)
- São Leopoldo (3)
- São Vendelino (2)
- Segredo (1)
- Serafina Corrêa (2)
- Silveira Martins (1)
- Sinimbu (1)
- Sobradinho (1)
- Taquara (2)
- Três Coroas (3)
- Vale do Sol (1)
- Venâncio Aires (3)
- Vera Cruz (1)
- Veranópolis (5)
Em Rio Grande, na Lagoa dos Patos, mais de 200 pessoas estão fora de casa. Ao todo, são 223 desalojados e 49 em abrigos. Jaguarão e São Lourenço do Sul também já sofrem os impactos das chuvas.
Porto Alegre: voltou a registrar chuva e vento na tarde desta quarta-feira (8). A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de chuva forte e vento acima dos 90 km/h para grande parte do estado. Além disso, há possibilidade de descargas elétricas e queda de granizo.
Em Canoas: 11 bairros foram evacuados por determinação da prefeitura da cidade por causa das enchentes. Mais de 50 mil pessoas vivem em áreas de risco no município e 15 mil foram levadas para um dos 55 abrigos abertos no município. Um cavalo ficou ilhado em cima do telhado de uma casa, e foi resgatado na manhã de hoje, o cavalo Caramelo se tornou um símbolo de solidariedade da enchente.
Cavalo Caranelo, preso em Canoas é finalmente resgatado - Foto: Reprodução/Tv Globo
O resgate do cavalo Caramelo preso em cima de um telhado, cercado por água, aconteceu na manhã desta quinta-feira (9). O caso mobilizou autoridades e as redes sociais. O resgate do animal, foi flagrado por um helicóptero da TV Globo em Canoas, na manhã desta quarta-feira. A imagem desoladora do cavalo sem ter para onde ir gerou uma comoção que envolveu todo o estado e a primeira-dama Janja da Silva até o influenciador Felipe Neto, que manifestaram desejo de adotá-lo.
Nível dos rios. Arte: Defesa Civil RS\Secom
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
- Animais:
- Alimentos e Bebidas
- Vida Saudável