O prefeito de Mandaguaçu, Beto Dentista, e o vice, João do Alto, participaram na manhã desta quarta, 1º de outubro, de caminhada organizada pelo Asilo São Vicente de Paulo para marcar o Dia do Idoso. Vereadores, secretários municipais, representantes de instituições que formam a sociedade civil organizada, familiares e servidores participaram da caminhada, assim como alunos do projeto Cidadão Mirim do município.
“Celebrar o Dia do Idoso é reconhecer a experiência e a sabedoria de quem tanto contribuiu para a nossa comunidade. É um gesto de gratidão e também de compromisso em garantir qualidade de vida e dignidade a essas pessoas”, disse o prefeito Beto Dentista, reforçando a importância da reflexão sobre o tema na busca da garantia não apenas dos direitos inerentes às pessoas da terceira idade, mas também do respeito e cuidados.
Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade. No dia 1º de outubro de 2003 foi aprovado Estatuto do Idoso, quando então foi proposta a transferência da data. Mas desde 1994 a atenção a pessoas da terceira idade foi contemplada com o Conselho Nacional do Idoso.
No Brasil e em muitos outros locais, uma pessoa é considerada idosa a partir dos 60 anos, conforme estabelecido pelo Estatuto do Idoso. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em alguns relatórios, adota 60 anos como marco em países em desenvolvimento e 65 anos em países desenvolvidos, refletindo as diferenças na expectativa de vida e nas condições socioeconômicas entre essas nações.
Assine o Portal Regional Express Maringá e tenha benefícios e vantagens exclusivas. Acesso ilimitado dos conteúdos publicados. 4 APPs (Android e Alexa). E ganhe gratuitamente o Clube + Express com benefícios e descontos para Moda, Gastronomia, Entretenimento, Beleza, Carro, Pet, Bem estar, Decoração, Fitness e muito mais.
Divulgação gratuita de até dois eventos durante o ano e três anuncios classificados por trinta dias sem custo adicional.
Assine agora: WhatsApp 44.99903.2925
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá:
-Beleza: - Gastronomia
Decoração/presentes:
- Pets:
-Grafia & comunicação visual:
- Gastronomia
Mandaguaçu:
-Beleza:
Moda:
- Casa - Floricultura:
-Gastronomia:
Nova Esperança: