Esta terça-feira (5/3) foi a vez da Regional Tatuquara receber a apresentação do Auto da Fundação de Curitiba em comemoração aos 331 anos da cidade. Curitibanos e curitibinhas, ao lado do prefeito Rafael Greca, assistiram à encenação que conta a história da capital. Nesta quarta-feira (6/3), o auto será encenado na Regional Portão (veja a agenda abaixo).
- Cidade mais inteligente do mundo, Curitiba celebra 331 anos com mais de 20 atrações e entregas de obras
- Programação dos 331 anos de Curitiba começa com celebração pela paz
- Tarumã, Capão da Imbuia e Cajuru somam R$ 290 milhões em obras da Prefeitura de Curitiba; valorização dos imóveis é prevista
“Conhecer nossa história, celebrar nossa gente e amar nossa cidade, este auto é uma homenagem aos 331 anos de Curitiba, cidade mais inteligente”, disse o prefeito, acompanhado de 400 estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais Joana Raksa, CEI Antônio Pietruza, Maria Ienkot Zeglin, Erika Plewka e Santa Ana Mestra.
O espetáculo teve ainda a participação da Banda Lyra e do Curitibinha, personagem de quadrinhos criado por Marcos Vaz.
As crianças ficaram empolgadas. Rihana Emanuelly, da escola Santa Ana Mestra, nunca tinha assistido a uma peça. "Eu adorei, a gente aprende mais fácil vendo assim os personagens contando a história", disse. João Vitor também gostou. "Muito legal vir aqui hoje", disse o menino.
História:
A encenação, produzido pela Fundação Cultural de Curitiba, mostra a chegada dos fundadores à região. São 13 atores com figurinos de época, que representam os indígenas e os colonizadores e da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O cenário é inspirado no painel do artista paranaense Theodoro de Bona (1904-1990), que se encontra no Colégio Estadual do Paraná.
A encenação destaca a atuação de personagens históricos como Cacique Tindiquera, Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira e Gabriel de Lara.
Curitiba é uma palavra de origem guarani, “kur yt yba”, que significa grande quantidade de pinheiros, pinheiral, na linguagem dos primeiros habitantes do território, os indígenas.
Uma versão ampliada do espetáculo será exibida no Memorial de Curitiba e no Teatro da Vila. A versão estendida e musicada, denominada Evocação para Curitiba, conta com a participação de 16 atores.
A programação especial de aniversário deste ano conta ainda com inaugurações, eventos culturais, lançamentos e obras por toda a cidade.
Presenças
Participaram a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o administrador regional, Marcelo Ferraz; a chefe do Núcleo Regional da Educação do Tatuquara, Terezinha Medeiros; e o vereador Beto Moraes.
Próximas apresentações:
- 6/3 – Portão – Quadra de Esportes (R. Carlos Klemtz, 1.700)
• 7/3 – Parque dos Tropeiros- CIC (Rua Maria Lúcia Locher de Athayde)
• 8/3 – Cajuru – Quadra de Esportes (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150)
• 11/3 – Matriz – Praça Oswaldo Cruz (Centro)
• 12/3 – Boqueirão – Quadra da Rua da Cidadania (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430)
• 13/3 – Pinheirinho – Quadra da Rua da Cidadania (Av. Winston Churchill, 2.033)
• 14/3 – Bairro Novo – Clube da Gente (R. Marcolina Caetana Chaves, 150)
• 15/3 – Santa Felicidade – Quadra de Esportes (R. Santa Bertila Boscardin, 213)
Horário: 15h
Evocação para Curitiba:
Memorial de Curitiba - R. Claudino dos Santos, 79
Datas: 10, 17, 24, 31 março e 7 abril
Horário: 12h
Teatro da Vila - R. Davi Xavier da Silva, 451 - Vila Nossa Senhora da Luz
Data: 16 de março
Horário: 15h30
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
- Animais:
- Alimentos e Bebidas
- Vida Saudável