Regional Express -Portal de notícias - Maringá - PR

Terça-feira, 25 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Estado

As mudanças climáticas e o despreparo das administrações

“Cenário de um "novo normal" climático está a exigir decisão política dos governos e órgãos públicos para previsão, prevenção e investimentos

Regional Express
Por Regional Express
As mudanças climáticas e o despreparo das administrações
Deslizamentos de encostas tornam-se cada vez mais frequentes, com interrupções de rodovias, sem obras eficientes de prevenção. Foto: Porthus Jr. / Agencia RBS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Há algum tempo tem se falado que, sob o ponto de vista climático, estamos ingressando em um “novo normal”, isto é, fenômenos climáticos severos, como o que a Serra Gaúcha e o Estado estão vivenciando serão cada vez mais frequentes. E não é improvável o agravamento do cenário, pelo contrário. Para fins de comparação, no trágico temporal que assolou a região e carregou pontes em setembro do ano passado, choveu 178,8 milímetros em Caxias do Sul, em três dias. A medição da quarta-feira (1º/5) pela manhã, compilada pela Climatempo para o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), indicava uma precipitação de 327 milímetros em dois dias na cidade. Quer dizer, o volume de chuva duplicou em Caxias, e com um dia a menos na medição. 

Em setembro, já foi uma devastação. Agora o temporal é mais intenso e mais amplo em abrangência e estragos, e surpreende governos, administrações, órgãos públicos e a sociedade, em geral ainda desarmados e despreparados para os efeitos que décadas consecutivas de maltratos ao meio ambiente prepararam.

Para quem não acredita em mudanças climáticas, a natureza grita. Na Serra, especificamente, foram e são terríveis e numerosos os deslizamentos de encostas. Esse é só um entre tantos exemplos. Há anos que exigem previsão, prevenção, engenharia e investimentos vultosos para a contenção de morros. Ano após ano, no entanto, a preparação não chega. Outro temporal, de junho do ano passado, fez deslizar uma encosta na BR-116, em Nova Petrópolis, e até hoje, quase um ano depois, a obra de engenharia para recuperar o trecho sem riscos ainda não foi capaz de oferecer a liberação da rodovia ao tráfego em condições normais. 

Publicidade

Falta a decisão política dos governos de determinar os investimentos necessários, pois é um caminho sem volta, e aqui estamos em uma encruzilhada quanto à disponibilidade de gastos e investimentos públicos. Lembrando do início deste texto: é um novo normal que parece irreversível e mais frequente. E teremos, sociedade e administrações, de saber enfrentá-lo.

PARCEIROS CLUBE EXPRESS

Maringá

-Veículos:

   Golden Car  Locadora

- Animais:

   Animal Center Maringá

- Alimentos e Bebidas

  Fatima Rico Tortas

- Vida Saudável

   Armazém Vida Saudável

FONTE/CRÉDITOS: Ciro Fabres
Regional Express

Publicado por:

Regional Express

O Portal Regional Express, notícias, informação, prestação de serviços, empregos, classificados, guia comercial, Horóscopo diário, previsão do tempo, eventos, concursos, culinária, Newsletter, APP exclusivo, Clube de vantagens e descontos.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Envie sua mensagem, respondemos assim que possível ; )