KANSAS City, Kansas - O piloto de meio período da NASCAR Xfinity Series, Aric Almirola, ultrapassou o líder dos playoffs Cole Custer nas voltas finais da Kansas Lottery 300 de sábado no Kansas Speedway e conquistou sua segunda vitória da temporada no Toyota nº 20 da Joe Gibbs Racing.
Na abertura dos playoffs das oitavas de final, que terminou com vários pilotos insatisfeitos e algumas conversas pós-corrida entre os concorrentes aos playoffs, Almirola conquistou sua primeira vitória na pista de 1,5 milha e a sexta de sua carreira na Xfinity.
Como foi a etapa:
Almirola venceu Custer na linha de chegada por 0,660 segundos, com Chandler Smith em terceiro depois de despertar a ira de Custer ao pressionar o Ford nº 00 contra o muro externo enquanto Custer perseguia Smith pela liderança – antes de Almirola fazer sua corrida no final da corrida.
Para selar a vitória, Almirola teve que superar um atrito com a parede externa na volta 124 e um pneu cortado resultante que o forçou a ir para os boxes. Uma advertência oportuna que interrompeu um ciclo de paradas com bandeira verde na volta 145 foi tudo o que Almirola precisava para voltar a ficar em pé de igualdade com os outros concorrentes.
Almirola é o quarto piloto a vencer duas corridas nesta temporada no Toyota nº 20 da JGR, juntando-se a Christopher Bell, John Hunter Nemechek e Ryan Truex.
"Estou exausto", disse Almirola, que passou Custer para assumir a liderança na volta 197 de 200. "Foi um dia difícil no escritório para um cara que estava sentado no sofá. Eu simplesmente forcei demais lá quando tivemos o problema no pit road (uma parada lenta), e entrei na cerca e cortei o pneu traseiro direito.
“Eu sabia que tinha que abaixar a cabeça e ir trabalhar depois disso. Tivemos sorte de receber a cautela quando recebemos, e estávamos sem pneus, então o fato de ter ficado verde lá até o fim (nas últimas 49 voltas) … foi aí que fomos fortes. Fomos realmente fortes nas corridas longas.”
Após a corrida, Custer teve uma breve conversa com Smith e jurou vingança.
“Todo mundo quer tentar conversar depois”, disse Custer. “No fim do dia, ele me colocou na cerca, e ele vai pagar por isso.”
Smith respondeu que não acreditava que Custer tivesse tido posição na lateral.
“Estamos correndo pela vitória e cinco pontos extras de playoff”, disse Smith, que liderou 114 voltas. “Você tem uma declaração muito, muito válida, eu entendo, mas eu também não mudaria o que fiz, porque estava me dando a melhor chance de vencer.”
O piloto não participante dos playoffs Connor Zilisch terminou em quarto, seguido por Sheldon Creed, que melhorou sua posição na classificação dos playoffs em quatro posições com seu sétimo top cinco nas últimas nove corridas.
O vencedor da pole, Brandon Jones, que não chegou à pós-temporada, ficou em sexto, seguido pelos pilotos dos playoffs Austin Hill, Shane van Gisbergen, Jesse Love e Riley Herbst.
Em outra conversa pós-corrida, Hill pediu desculpas a Herbst pelo contato na volta 90 que fez o Ford de Herbst girar na grama do infield no final do segundo estágio. Em mais um tête-à-tête entre pilotos de playoff, Sammy Smith repreendeu AJ Allmendinger pelo contato precoce que danificou o Chevrolet de Smith.
Smith terminou em 22º e segue para a disputa dos playoffs no próximo sábado em Talladega na 12ª posição na classificação, 23 pontos abaixo da linha de corte para as oitavas de final.
Allmendinger (17º sábado) e Parker Kligerman (12º) estão em 10º e 11º na classificação dos Playoffs, 13 e 15 pontos abaixo do limite, respectivamente.
A chocante má sorte assombrando o cabeça de chave Justin Allgaier continuou em força no sábado. Correndo em espaços apertados com Creed após uma relargada na volta 70, o Chevrolet nº 7 de Allgaier se soltou, deslizou no trânsito e bateu na parede interna na reta oposta.
Após reparos frenéticos, Allgaier tentou retornar à corrida, mas um pneu dianteiro esquerdo cortado o jogou contra o muro externo e o deixou fora de ação na 36ª posição.
A saída de Allgaier ocorreu oito dias depois de uma série de acidentes que o tiraram da Food City 300 no Bristol Motor Speedway e lhe custaram o campeonato da temporada regular.
“Não sei se já tive uma sequência de corridas como essas nas últimas três ou quatro semanas”, disse Allgaier. “Não estamos fora disso nem por um trecho. Obviamente, é por isso que você faz todo o trabalho para obter todos os pontos de bônus que puder.
“Temos uma longa estrada nas próximas duas semanas. Tenho o time que pode fazer isso. Só precisamos ter um pouco de sorte do nosso lado.”
Allgaier caiu do primeiro para o nono lugar na classificação e está um ponto atrás de Herbst na batalha pela vaga final nas oitavas de final.
Custer agora lidera a série por cinco pontos sobre Chandler Smith, com Hill 15 pontos atrás. O quarto colocado Sam Mayer, que correu em 13º no Kansas, está 28 pontos atrás de Custer e três pontos à frente de Creed em quinto.
Van Gisbergen e Love estão em sexto e sétimo na classificação dos playoffs, respectivamente oito e três pontos acima da linha de corte para a próxima rodada.
A Xfinity Series continuará na Rodada de 12 no próximo sábado no Talladega Superspeedway (16h, horário do leste dos EUA, The CW, MRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio).
Nota: A inspeção pós-corrida na garagem da Xfinity Series foi concluída sem maiores problemas no Kansas Speedway, confirmando a vitória de Almirola. Dois carros foram encontrados com uma única porca de roda solta em uma verificação pós-corrida — o No. 9 JR Motorsports Chevrolet dirigido por Brandon Jones e o No. 97 Kaulig Racing Chevy dirigido por Shane van Gisbergen. Essas infrações devem resultar em multas monetárias para o chefe de equipe de cada equipe na próxima semana, de acordo com as diretrizes do NASCAR Rule Book.
Após uma batalha com o campeão da temporada regular Cole Custer, Aric Almirola conquistou sua segunda vitória nesta temporada após liderar apenas 16 voltas durante a corrida. O pódio foi completado com os concorrentes do playoff Cole Custer e Chandler Smith, com o novato Connor Zilisch e Sheldon Creed completando os cinco primeiros.
Almirola venceu a Etapa 1 e, mesmo não estando qualificado para os playoffs, ele segurou Chandler Smith e Custer, que estavam logo atrás dele.
Sam Mayer venceu a Etapa 2, ganhando um ponto extra de playoff para o campeonato. Na mesma volta, Riley Herbst foi tocado em um giro e não ganhou pontos para a etapa.
Justin Allgaier também perdeu o controle e bateu no muro interno, o que o tirou da corrida perto da metade do percurso.
A etapa 3 terminou com o movimento tardio de Almirola contra Custer e Smith para assumir a liderança.
Resultados provisórios:
- 20 - Aric Almirola (Joe Gibbs Racing)
- 00 - Cole Custer (Stewart-Haas Racing) [Playoffs]
- 81 - Chandler Smith (Joe Gibbs Racing) [Playoffs]
- Nº 88 - Connor Zilisch (JR Motorsports)
- 18 - Sheldon Creed (Joe Gibbs Racing) [Playoffs]
- Nº 9 - Brandon Jones (JR Motorsports)
- 21 - Austin Hill (Richard Childress Racing) [Playoffs]
- Nº 97 - Shane van Gisbergen (Kaulig Racing) [Playoffs]
- 2 - Jesse Love (Richard Childress Racing) [Playoffs]
- Nº 98 - Riley Herbst (Stewart-Haas Racing) [Playoffs]
- 11 - Josh Williams (Kaulig Racing)
- 48 - Parker Kligerman (Big Machine Racing) [Playoffs]
- 1 - Sam Mayer (JR Motorsports) [Playoffs]
- Nº 38 - Matt DiBenedetto (RSS Racing)
- 5 - Anthony Alfredo (Nossos Esportes Motorizados)
- Nº 39 - Ryan Sieg (RSS Racing)
- Nº 16 - AJ Allmendinger (Kaulig Racing) [Playoffs]
- 44 - Brennan Poole (Alpha Prime Racing) +1 volta
- 43 - Ryan Ellis (Alpha Prime Racing) +1 volta
- 14 - JJ Yeley (SS-Greenlight Racing) +1 volta
- 31 - Parker Retzlaff (Jordan Anderson Racing) +1 volta
- 8 - Sammy Smith (JR Motorsports) [Playoffs] +1 volta
- 27 - Jeb Burton (Jordan Anderson Racing) +2 voltas
- 28 - Kyle Sieg (RSS Racing) +2 voltas
- 42 - Leland Honeyman (Young's Motorsports) +2 voltas
- 91 - Kyle Weatherman (DGM Racing) +3 voltas
- 51 - Jeremy Clements (Jeremy Clements Racing) +3 voltas
- 29 - Blaine Perkins (RSS Racing) +3 voltas
- 74 - Ryan Vargas (Mike Harmon Racing)+4 voltas
- 07 - Patrick Emerling (SS-Greenlight Racing) +4 voltas
- 26 - Corey Heim (Sam Hunt Racing) +5 voltas
- 35 - Joey Gase (Joey Gase Motorsports) +6 voltas
- 15 - Logan Bearden (AM Racing) +10 voltas
- 10 - Daniel Dye (Kaulig Racing) +11 voltas
- 92 - Dawson Cram (DGM Racing) [DNF]
- Nº 7 - Justin Allgaier (JR Motorsports) [Playoffs] [DNF]
- 45 - Brad Perez (Alpha Prime Racing) [DNF]
- 19 - Taylor Gray (Joe Gibbs Racing) [DNF]
Classificação provisória dos playoffs:
- 00 - Cole Custer: +41
- 81 - Chandler Smith: +36
- 21 - Austin Hill: +26
- 1 - Sam Mayer: +13
- 18 - Sheldon Creed: +10
- Nº 97 - Shane van Gisbergen: +8
- 2 - Jesse Love: +3
- Não. 98 - Riley Herbst: +1
Linha de corte do playoff:
- 7 - Justin Allgaier: -1
- 16 - AJ Allmendinger: -13
- 48 - Parker Kligerman: -15
- 8 - Sammy Smith: -23
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
- Animais:
- Alimentos e Bebidas
- Vida Saudável