Pela tradição cristã, na Quaresma e Semana Santa é recomendado o consumo de peixes e frutos do mar. Se você procura um prato com peixe para a Sexta-Feira Santa ou Domingo de Páscoa, Donna separou 2 opções simples, rápidas e bastante econômicas para consumir neste período.
Ana Dell Isola, uma das professoras do Curso Processamento Artesanal de Pescado, destaca que a tendência atual da procura por alimentos saudáveis, de baixas calorias, e o aumento crescente do consumo de carne branca colocam o peixe em destaque como detentor da carne ideal.
Além do fato de o peixe ser considerado a “carne do futuro”, em algumas ocasiões ele se torna a grande estrela da cozinha, como é o caso da Páscoa, feriado em que, tradicionalmente, as pessoas deixam de comer carne bovina e suína para saborearem o bacalhau ou qualquer outro peixe.
Por que devo comer peixe?
Os benefícios de se consumir carne de peixe regularmente – não somente em feriados –, são inúmeros: além de melhorar a memória e a concentração, também se previne doenças cardiovasculares e reduz a inflamação. Para as pessoas que desejam emagrecer, essa opção é extremamente indicada. A frequência de consumo indicada é 3 vezes por semana. Contudo, não há contraindicação para o consumo diário.
Pelo fato de serem ricos em ômega-3, os peixes são fontes de gorduras boas e fortalecem, também o sistema imunológico. O famoso bacalhau, por exemplo, possui 0,20 g de gordura e 18g de proteína em apenas 100 g de peixe.
Dito tudo isso, pegue papel e caneta e anote essas receitas com peixe para deixar a sua páscoa ainda mais saudável e saborosa. Se preferir, leve-as para a sua vida e inclua o peixe no seu cardápio semanal!
Filé de merluza ao forno:
Ingredientes
8 filés de merluza
4 batatas cruas (em rodelas, sem casca)
1 pimentão (cortado em rodelas)
2 tomates (cortados em rodelas – as sementes ficam à preferência)
1 cebola (cortada em rodelas)
Molho de tomate de boa qualidade
Orégano
Azeite para untar
Modo de preparo
Tempere os filés de acordo com o seu gosto e reserve por 10 minutos. Unte um refratário com azeite e faça uma camada de batata. Depois, disponha os filés sobre essa batata e acrescente a cebola, o tomate, o pimentão, orégano a gosto, regando com o molho de tomate (1/2 lata). Cubra com o restante das batatas e utilize papel alumínio para cobrir o refratário. Leve ao forno alto até que as batatas fiquem macias.
Bacalhau gratinado com creme de mandioca
Ingredientes
1 kg de bacalhau em postas dessalgado
1 xícara (chá) de azeite de oliva
1 kg de mandioca (aipim ou macaxeira) cozida e passada no espremedor
200 ml leite de coco
1 lata de creme de leite
6 unidades de cebola grandes cortadas em rodelas
100g de azeitona preta sem caroço
1 pote de requeijão (220 g)
Queijo parmesão ralado a gosto
Modo de preparo
Afervente o bacalhau dessalgado na água e escorra. Em uma frigideira antiaderente, aqueça 1/2 xícara de azeite, doure as postas de bacalhau e reserve. Em uma tigela, coloque a mandioca, o leite de coco e meia lata de creme de leite. Se necessário, acrescente sal, misture bem até formar um creme liso e reserve. Na mesma frigideira, que dourou as postas, sem lavar, coloque o restante do azeite e doure a cebola até caramelizar, reservando esse preparo também. Misture bem o requeijão com o restante do creme de leite e, em um refratário grande untado com azeite, coloque o creme de mandioca, acomode as postas de bacalhau e por cima, espalhe a cebola e as azeitonas. Cubra com a mistura de requeijão e creme de leite e polvilhe o queijo ralado, levando ao forno, preaquecido, a 200 °C, durante 30 minutos ou até gratinar. Sirva em seguida.
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
- Animais:
- Alimentos e Bebidas
- Vida Saudável