Regional Express -Portal de notícias - Maringá - PR

Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 13 de Fevereiro 2026

Municípios

Programação dos 100 anos de Art Déco segue até sábado (26) com oficinas e experiências profissionais

A realização do evento é do Coletivo Memória Ativa, com apoio do IAB-RS, da Prefeitura municipal, UFSM, UFN e da Ulbra, com patrocínio do Sicredi.

Regional Express
Por Regional Express
Programação dos 100 anos de Art Déco segue até sábado (26) com oficinas e experiências profissionais
Atividades têm entrada gratuita e ocorrem no LabCriativo do Mercado da Vila Belga. Arte: Divulgação/PMSM
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As atividades da programação dos “100 Anos de Art Déco Santa Maria no Mundo” seguem até sábado (26) com oficinas e experiências profissionais. A realização do evento é do Coletivo Memória Ativa, com apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), da Prefeitura de Santa Maria, do Distrito Criativo Centro-Gare, da UFSM, da UFN e da Ulbra, com patrocínio do Sicredi. As atividades têm entrada gratuita e ocorrem no LabCriativo do Mercado da Vila Belga. Nesta terça-feira (22), das 14h às 16h, ocorre a oficina de ilustração com alunos de escolas públicas municipais.

Na quarta-feira (23), a partir das 19h, haverá a abertura das comemorações com exposição de produção de artistas plásticos, coquetel e música. Na quinta-feira (24) e na sexta-feira (25), a programação segue com experiências profissionais e acadêmicas no desenvolvimento de projetos com inspiração Art Déco. Nestes dois dias, os momentos serão realizados das 16h às 18h e das 19h às 21h. Já no sábado (26), a programação ocorre a céu aberto, na Avenida Rio Branco, das 15h às 18h, Caminhos Pela Arquitetura + Mapeando Memórias, terá a realização do Brique na Vila Belga e a confraternização de encerramento. Veja, a seguir, a programação completa.

As atividades são promovidas pelo Coletivo Memória Ativa, que tem mais de cinco anos de atuação em defesa do patrimônio da cidade. O início das comemorações ocorreu na quarta-feira (16) com a exposição “100 anos de Art Déco Santa Maria no Mundo”. A exposição pode ser visitada até o dia 8 de maio na Sala Imas, no prédio 14 da Universidade Franciscana (UFN), na Rua Silva Jardim, 1175, Bairro Rosário.

Publicidade

Leia Também:

Sobre a exposição:

A exposição dos “100 anos de Art Déco Santa Maria no Mundo” estará composta por objetos do acervo do Museu Franciscano e uma maquete do Edifício Mauá, localizado na Avenida Rio Branco, executada por José Adair Fumagalli, além de imagens impressas e vídeos de exemplares da arquitetura Art Déco de Santa Maria. A mostra permanece na Sala Imas até 8 de maio de 2025. No Município, mais especificamente na Avenida Rio Branco, no Distrito Criativo Centro-Gare, entre alguns prédios históricos que remetem a Art Déco estão o Edifício Mauá, a Casa Pedra, e o Edifício Mabi.

Tudo começou em 1925, ano que marca o nome Art Déco a partir da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris. O estilo já existia há mais de 10 anos, sobretudo na arquitetura, design, artes visuais e gráficas e foi consagrado na exposição, expandindo-se pelo mundo, chegando até Santa Maria ainda nos anos 20 do século passado.

Confira a programação:

Exposição: LabCriativo da Vila Belga:
- “100 anos de Art Déco Santa Maria no Mundo”
- Sala de Exposição Angelita Stefani, Sala 114 - Prédio 14 - Conjunto III, Rua Silva Jardim, 1175
- A entrada é gratuita, e a exposição pode ser visitada de 16 de abril até 8 de maio

Terça-feira (22), das 14h às 16h, LabCriativo da Vila Belga:
- Oficina de ilustração com alunos de escolas públicas municipais. Atividade conjunta com o Dia Mundial da Criatividade. A ideia é conectar mais as crianças com o patrimônio histórico de Santa Maria, explicando sua origem e através do desenvolvimento de uma atividade lúdica e interativa

- Por Matheus Ruffino, graduado em Design de Animação pela escola Méliès, de São Paulo
- Em exposição: Grupo Tecer

Quarta-feira (23), a partir das 19h, LabCriativo:
- Solenidade de abertura das comemorações 

- Exposição produção de artistas plásticos, coquetel, música

Quinta-feira (24), LabCriativo:
- Experiências profissionais e acadêmicas no desenvolvimento de projetos com inspiração Art Déco
- Das 16h às 18h:
Museu Franciscano - André Denardin
Hotel Jantzen - Paula Carvalho e Márcia Kümmel
Iconografia Art Déco – Stephanie Goulart

- Das 19h às 21h: 
Joias - Junior Odorizzi
Podcast Rio Branco Déco
Design emocional em produtos de Realidade Aumentada - Keven Keller

Sexta-feira (25):
- Experiências profissionais e acadêmicas no desenvolvimento de projetos com inspiração Art Déco
- Das 16h às 18h:
Casa Pedra - Clarissa Pereira 
Casa Marvin Green - Alex Scherer
Sicredi - Zé Barbosa

- Das 19h às 21h: 
- Retratos & Memórias 
- Arquiteto Luiz Gonzaga Binato De Almeida 
Lançamento do documentário Casa Darling, Curso de Jornalismo - UFN

Sábado (26), a céu aberto, na Avenida Rio Branco:
- Das 15h às 18h:
Caminhos Pela Arquitetura + Mapeando Memórias
Carros Antigos:
Brique da Vila Belga:

- 19h Mapping na Casa Pedra da Avenida Rio Branco:
A partir das 21h, confraternização de encerramento (por adesão) no Left+ da Vila Belga (Rua Manoel Ribas, 1.991) - https://www.instagram.com/left.bar/.

Todas as atividades são gratuitas. O LabCriativo do Mercado da Vila Belga fica na Rua Manoel Ribas, 2038, no Distrito Criativo Centro-Gare.

*A inscrição em formulário digital está disponível em: https://docs.google.com/forms.
* Certificados até 60 dias após a conclusão do evento.

*Acompanhe nas redes sociais:
https://www.instagram.com/100anosartdeco  
https://www.instagram.com/coletivo.memoria.ativa
https://www.facebook.com/coletivomemoriaativa

Assine o Portal Regional Express. Vantagens, benefícios, exclusivos. APP Android e Alexa. Descontos para gastronomia, entretenimento, beleza, carro, Pet, bem estar, fitness e muito mais.

Divulgação gratuita de até dois eventos durante o ano e três anuncios classificados por trinta dias.

Assine agora: WhatsApp 44.99903.2925

PARCEIROS CLUBE EXPRESS

Maringá

-Decoração/presentes:

   Bella Casa

-Veículos:

   Golden Car  Locadora

- Animais:

   Animal Center Maringá

- Alimentos e Bebidas

  Fatima Rico Tortas

- Vida Saudável

   Armazém Vida Saudável

FONTE/CRÉDITOS: Diniana Rubin/PMSM
Comentários:
Regional Express

Publicado por:

Regional Express

O Portal Regional Express, notícias, informação, prestação de serviços, empregos, classificados, guia comercial, Horóscopo diário, previsão do tempo, eventos, concursos, culinária, Newsletter, APP exclusivo, Clube de vantagens e descontos.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Regional Express
Envie sua mensagem, respondemos assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR