Regional Express -Portal de notícias - Maringá - PR

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Donna

Lombinho com abóbora e cebola

Alerta de receita boa para o almoço de domingo em família

Regional Express
Por Regional Express
Lombinho com abóbora e cebola
O caldinho da assadeira ainda rende um molho delicioso. Foto: Divulgação.
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A carne bem temperadinha, assada no ponto certo e super suculenta tem o sabor surpreendente da combinação de especiarias da marinada. O gosto potente contrasta com a doçura da abóbora. E o caldinho da assadeira ainda rende um molho delicioso.

Tempo de preparo: Até 2h

Serve: Até 6 porções

INGREDIENTES:

  • 1 kg de lombo de porco em peça com capa de gordura
  • 500 g de abóbora japonesa sem casca (4½ xícaras (chá) de abóbora em cubos de 2,5 cm)
  • 250 g de cebola pérola (cerca de 20 unidades)
  • 6 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de vinho branco
  • ½ xícara (chá) de água
  • 8 ramos de sálvia
  • 1 colher (chá) de mostarda em pó
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • 2 colheres (chá) de gengibre em pó
  • azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO:

  1. Seque o lombo com papel-toalha (ou com um pano de prato limpo). Com a ponta de uma faca fina e afiada, faça pequenos furos na parte de baixo da peça de lombo (oposta à gordura), com cuidado para não transpassar a carne — como a peça de lombo é grande, os furos fazem com que a carne absorva melhor o tempero.
  2. Numa tigela grande, tempere o lombo com 2 colheres (chá) de sal, o cominho, a mostarda e o gengibre. Regue com 1 colher (chá) de azeite e espalhe os temperos com as mãos para cobrir toda a superfície da carne. Deixe a parte do lombo com os furos virada para cima, tampe e leve à geladeira por pelo menos uma hora para que os sabores da marinada sejam absorvidos (se preferir, deixe o lombo marinar de um dia para o outro na geladeira).
  3. Retire o lombo da geladeira 15 minutos antes de começar o preparo para ele perder o gelo. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
  4. Leve uma frigideira grande (ou uma panela) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite; coloque o lombo com a gordura em contato com a frigideira e deixe dourar por cerca de 3 minutos. Com uma pinça, vá virando a peça para dourar todos os lados, inclusive as pontas, por cerca de 2 minutos.
  5. Desligue o fogo e transfira o lombo para uma assadeira grande, com a gordura para cima. Reserve a frigideira enquanto prepara os legumes — ela não pode estar muito quente na hora de deglaçar, pois o vinho pode espirrar.
  6. Corte a abóbora em cubos de 2,5 cm. Corte as cebolas ao meio, no sentido do comprimento, e descasque, mantendo a pontinha da raiz para que as camadas permaneçam unidas ao assar. Com a lateral da faca, amasse os dentes de alho e descasque.
  7. Regue a frigideira com a água, o vinho e volte ao fogo médio. Raspe bem o fundo com uma espátula para dissolver os queimadinhos — eles dão sabor ao preparo — e mantenha no fogo até ferver. Transfira o líquido da frigideira para a assadeira, passando pela peneira, com cuidado para não regar o lombo.
  8. Regue a frigideira com a água, o vinho e volte ao fogo médio. Raspe bem o fundo com uma espátula para dissolver os queimadinhos — eles dão sabor ao preparo — e mantenha no fogo até ferver. Transfira o líquido da frigideira para a assadeira, passando pela peneira, com cuidado para não regar o lombo.
  9. Distribua a abóbora, a cebola, o alho e os ramos de sálvia ao redor do lombo. Regue os legumes com 2 colheres (sopa) de azeite e tempere com sal e pimenta a gosto.
  10. Leve ao forno por cerca de 40 minutos para o lombo terminar de cozinhar internamente — para garantir que a peça esteja assada, mas ainda suculenta, espete a lateral com a ponta da faca; se o líquido sair rosado, deixe assar por mais alguns minutos. Se estiver usando termômetro, a temperatura interna deve ser de 68 ºC.
  11. Transfira o lombo com os legumes para uma travessa — é importante deixar descansar por 10 minutos antes de fatiar, assim os sucos da carne se redistribuem e ela fica mais suculenta; além disso, termina de cozinhar com o calor residual interno. Enquanto isso, prepare o molho.
  12. Sobre uma jarra medidora, coe o líquido da assadeira numa peneira — caso não dê 1 xícara (chá), complete com água.
  13. Leve uma frigideira pequena com a manteiga ao fogo baixo. Assim que derreter, acrescente a farinha e mexa com uma espátula por 1 minuto, até começar a dourar — essa mistura de farinha e manteiga, chamada roux, serve para engrossar o molho.
  14. Desligue o fogo, junte o líquido da assadeira reservado e mexa bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Volte ao fogo baixo e mexa por mais 3 minutos para o molho engrossar. Prove e, se necessário, ajuste o sal. Reserve o molho numa molheira.
  15. Corte o lombo em fatias finas e sirva a seguir com os legumes assados e o molho.

PARCEIROS CLUBE EXPRESS

Maringá

-Veículos:

   Golden Car  Locadora

- Animais:

   Animal Center Maringá

- Alimentos e Bebidas

  Fatima Rico Tortas

- Vida Saudável

   Armazém Vida Saudável

 

FONTE/CRÉDITOS: Panelinha
Regional Express

Publicado por:

Regional Express

O Portal Regional Express, notícias, informação, prestação de serviços, empregos, classificados, guia comercial, Horóscopo diário, previsão do tempo, eventos, concursos, culinária, Newsletter, APP exclusivo, Clube de vantagens e descontos.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Envie sua mensagem, respondemos assim que possível ; )