Regional Express -Portal de notícias - Maringá - PR

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Municípios

Greca firmou parceria com Aliança Francesa de Curitiba para curso de francês a classificados para os Jogos de Paris

A parceria tem objetivo da oferta de curso de francês aos 33 atletas, paratletas e técnicos beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte

Regional Express
Por Regional Express
Greca firmou parceria com Aliança Francesa de Curitiba para curso de francês a classificados para os Jogos de Paris
Parceria entre a Prefeitura de Curitiba e Aliança Francesa para oferta de cursos de francês aos atletas - Foto: Daniel Castellano / SMCS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na terça-feira (6/2), dia em que a Aliança Francesa (AF) de Curitiba comemorou 79 anos de história, o prefeito Rafael Greca selou parceria com a instituição para oferta de curso de francês aos 33 atletas, paratletas e técnicos beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O vice-prefeito e secretário de Estados das Cidades, Eduardo Pimentel, e o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior, participaram do encontro e foram recebidos por Benjamin Teulières, diretor executivo da Aliança Francesa em Curitiba.

“Tenho um carinho muito grande pela Aliança Francesa, já que eu e Margarita (Sansone, primeira-dama) estudamos francês aqui, ainda com a saudosa madame Garfunkel (Hélène Fanny Ginvert Garfunkel, que presidiu a instituição)", contou Greca.

Para o prefeito, a parceria vai trazer muita motivação aos curitibanos que irão à mais importante competição esportiva do planeta.

É com orgulho e satisfação que estamos selando essa parceria para que nossos atletas, técnicos e paratletas vão a Paris sabendo um pouco da língua francesa. Além de facilitar a comunicação, essa bolsa de estudos também é mais um incentivo para que tragam muitas medalhas para nossa cidade”, disse Rafael Greca.

Eduardo Pimentel afirmou que os atletas curitibanos chegarão ainda mais preparados a Paris podendo se comunicar em francês, a língua oficial de todas as olimpíadas desde que o barão Pierre de Coubertin fundou os Jogos Olímpicos Modernos, em 1896.

“Essa bolsa é para que vocês consigam chegar lá, além de mostrar todo o seu alto rendimento, falar francês, fazer relacionamentos, criar amizades. Vocês saberão aproveitar essa oportunidade que está sendo dada”, completou Eduardo Pimentel.

A bolsa de estudos para os atletas, paratletas e treinadores incentivados pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba será de 6 meses, com aulas presenciais e a distância, caso os atletas estejam treinando fora da cidade.

Mari Santilli, paratleta da canoagem e servidora da Prefeitura de Curitiba, ficou animada com a novidade. “Chegar lá falando o básico é muito bom. Mostrar que a gente quer estar lá não só competindo, mas interagindo com as pessoas na língua delas, é fabuloso”, disse a representante do Brasil na paracanoagem VL3.

Vitor Tavares, o Vitinho, atleta incentivado pela Prefeitura no parabadminton, também ficou feliz com a oportunidade. “É bom saber que a gente tem essa ajuda. Saber se virar, pelo menos com o básico em francês, pedir uma ajuda, perguntar uma coisinha ou outra vai ser incrível demais”, completou Vitinho.

Aliança Francesa:

A Aliança Francesa de Curitiba foi fundada em 1945. Desde então, sua contribuição para a difusão das culturas francófonas e da língua francesa em Curitiba é enorme, bem como para o fortalecimento de laços de amizade entre os dois países.

A Aliança Francesa favorece o intercâmbio cultural graças a uma conjunção de fatores em um mesmo ambiente: curso de francês, mediateca, múltiplas atividades culturais e espaços destinados às artes e à gastronomia – com um Café e uma Cozinha Pedagógica – ambos com enfoque na culinária típica francesa e francófona. A maioria dos eventos são abertos a toda comunidade e as atividades culturais são bilíngues.

Para o diretor executivo da Aliança Francesa, comemorar o aniversário da instituição com a parceria é muito honroso para a Instituição.

“Temos motivação e conquistas, como a parceira de hoje com a Prefeitura, para seguir em frente e continuar com nossa missão. Os atletas da cidade terão ferramentas essenciais para se comunicar em francês", disse monsieur Teulières.

Presenças:

Além dos atletas, paratletas, técnicos e familiares dos classificados para os Jogos Olímpicos de Paris, participaram da cerimônia a presidente da Fundação Cultura de Curitiba, Ana Castro; a presidente de FAS, Maria Alice Erthal; a administradora regional da Matriz, Rafael Lupion; o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) para o Paraná, Germano Paciornik; o cônsul honorário da França no Paraná, Antônio Fleischmann; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó; o assessor de articulações políticas Lucas Navarro; e os vereadores Marcelo Fachinello e Mauro Bobato.  

PARCEIROS CLUBE EXPRESS

Maringá

-Veículos:

   Golden Car  Locadora

- Animais:

   Animal Center Maringá

- Alimentos e Bebidas

  Fatima Rico Tortas

-  Vida Saudável

   Armazém Vida Saudável

FONTE/CRÉDITOS: Da SMCS
Regional Express

Publicado por:

Regional Express

O Portal Regional Express, notícias, informação, prestação de serviços, empregos, classificados, guia comercial, Horóscopo diário, previsão do tempo, eventos, concursos, culinária, Newsletter, APP exclusivo, Clube de vantagens e descontos.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Envie sua mensagem, respondemos assim que possível ; )