Regional Express -Portal de notícias - Maringá - PR

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Municípios

Em fase final, revitalização da Praça Saldanha Marinho será entregue para a comunidade nesta sexta-feira (5)

A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria

Regional Express
Por Regional Express
Em fase final, revitalização da Praça Saldanha Marinho será entregue para a comunidade nesta sexta-feira (5)
Equipes realizam serviços de limpeza e finalização do paisagismo no Centro de Santa Maria. Relembre as etapas da reforma. Fotos: Marcelo Oliveira/PMSM
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Mais um espaço público importante e simbólico para Santa Maria, a Praça Saldanha Marinho, no Centro, que está sendo revitalizada, chega na etapa final com os serviços de limpeza e de paisagismo. A Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Turismo, faz a entrega do espaço para a comunidade nesta sexta-feira (5), com programação das 9h30min às 14h. Relembre as etapas da reforma (abaixo, cronologia das etapas). A solenidade ocorre independentemente de chuva.

O excesso de chuvas no mês de maio e junho impediu que a obra fosse concluída no prazo inicial. No local, nestes dois últimos meses, as frentes de trabalho colocaram a pedra portuguesa e o granito preto São Gabriel, além de acabamentos finais na restauração do coreto e do chafariz. O trecho em frente a Casa de Cultura e o Banrisul receberá intervenção na sequência, pois faz parte da obra de revitalização da Casa de Cultura.

A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada em junho de 2023 com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.

A obra é viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A revitalização da Praça Saldanha Marinho também se soma a outros espaços públicos de Santa Maria que, recentemente, tiveram intervenções e melhorias para o lazer e o entretenimento dos santa-marienses. No último final de semana, duas entregas importantes ocorreram no Parque Itaimbé, no domingo, 30 de julho, a Concha Acústica que foi totalmente reformada, e no sábado (29), das quatro quadras poliesportivas. Em outubro de 2013,  foi a vez da entrega do novo Calçadão Salvador Isaia. Todos esses espaços fazem parte do Distrito Criativo Centro-Gare.

Para celebrar o novo espaço revitalizado, na programação especial terá shows musicais, espaço Cris Recreações para as crianças, Mágico Walkir, Banda do Maneco, Bateraço e espaço instagramável com plataforma giratória e uma atração surpresa.

Programe-se:
- Entrega da Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria

- Sexta-feira (5): das 9h30min às 14h
- Atrações gratuitasshows musicais, espaço Cris Recreações para as crianças, Mágico Walkir, Banda do Maneco, Bateraço, espaço instagramável com plataforma giratória e uma atração surpresa

SOBRE A PRAÇA:

A Praça Saldanha Marinho passou a ter esse nome em 12 de janeiro de 1883, tendo sua inauguração oficial em janeiro de 1907, em homenagem a Joaquim Saldanha Marinho Filho. Antes de 1883, o espaço era conhecido como Praça da Igreja da Conceição da Matriz. A fonte desta informação consta no acervo digital do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria.

Dois dos principais pontos da Praça Saldanha Marinho foram inaugurados em 23 de julho de 1935, o coreto e o chafariz. Eles surgiram a partir de uma remodelação da praça proposta pelo então prefeito de Santa Maria, João Antônio Edler, tendo como responsável pela obra o engenheiro alemão Richard Ziemeck Klaue. Apesar das construções do chafariz e do coreto já estarem prontas desde o ano de 1933, a inauguração precisou ser adiada para aguardar a conclusão do calçamento do espaço, o que aconteceu somente dois anos depois.

O chafariz e o coreto estão associados ao imaginário de diversos santa-marienses e são um dos principais cartões postais da cidade. Devido às suas relevâncias para a identidade da cidade, o coreto e o chafariz receberam o título de patrimônio histórico e cultural de Santa Maria, e ambos fazem parte deste projeto de revitalização sendo tombados em 2002.

PARCEIROS CLUBE EXPRESS

Maringá

-Veículos:

   Golden Car  Locadora

- Animais:

   Animal Center Maringá

- Alimentos e Bebidas

  Fatima Rico Tortas

- Vida Saudável

   Armazém Vida Saudável

FONTE/CRÉDITOS: Diniana Rubin/ PMSM
Regional Express

Publicado por:

Regional Express

O Portal Regional Express, notícias, informação, prestação de serviços, empregos, classificados, guia comercial, Horóscopo diário, previsão do tempo, eventos, concursos, culinária, Newsletter, APP exclusivo, Clube de vantagens e descontos.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Envie sua mensagem, respondemos assim que possível ; )