Experimentar combinação de sabores com a batata-doce é sempre divertido, porque ela se dá bem com uma série de ingredientes. Com gengibre, curry e pimenta-dedo-de-moça, a raiz ganha ares de comida indiana.
Tempo de preparo: Até 1 hora
Serve: até 4 porções
INGREDIENTES:
- 5 batatas-doces (cerca de 1 kg)
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- ½ colher (sopa) de gengibre ralado
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 2 colheres (chá) de curry
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2½ xícaras (chá) de água
- 4 folhas de couve
- 2 potes de iogurte natural sem açúcar (170 g cada pote)
- sal a gosto
MODO DE PREPARO:
- Faça o pré-preparo: descasque e corte as batatas em cubos grandes; transfira para uma tigela e cubra com a água para não escurecer; descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque e rasgue as folhas de couve com as mãos; lave, seque, descarte as sementes e corte a pimenta-dedo-de-moça em fatias finas. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.
- Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até começar a dourar. Acrescente o alho, o extrato de tomate, o curry, a pimenta e o gengibre e mexa por 2 minutos.
- Junte as batatas com a água, misture para incorporar os sabores do refogado e deixe cozinhar em fogo médio até ferver. Diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos, até a batata ficar macia.
- Transfira uma concha do caldo com pedaços de batata para um prato fundo e amasse com um garfo. Volte o caldo para a panela e deixe cozinhar por mais 2 minutos para engrossar.
- Desligue o fogo e misture as folhas de couve - elas cozinham com o calor do caldo. Tempere com sal e sirva a seguir com iogurte.
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
- Animais:
- Alimentos e Bebidas
- Vida Saudável
FONTE/CRÉDITOS: Do Panelinha