Esses fenômenos estão relacionados com a incidência desigual dos raios solares na Terra por causa do movimento de translação e rotação do planeta, além da sua inclinação.
Equinócio de outono:
O equinócio de outono acontece todos os anos no dia 20 ou 21 de março no hemisfério sul, onde está localizado o Brasil.
Este ano o equinócio de outono acontecerá no dia 20 de março de 2024, tal como nos anos 2023 até 2025.
Esse fenômeno astronômico é o momento exato em que o Sol passa pelo equador celeste. Quando ele acontece, o hemisfério sul começa a receber menos luz do Sol. Como a Terra é inclinada, no outro lado, ou seja, no hemisfério norte, a Terra começa a receber mais sol.
Isso explica porque no dia em que acontece o equinócio em março no Brasil, começa o outono. No hemisfério norte, por sua vez, no equinócio que acontece em março começa a primavera.
O que é equinócio:
Equinócio é um fenômeno astronômico que acontece duas vezes no ano: em março e em setembro. Esse fenômeno é o momento em que o Sol cruza o equador celeste. A partir desse momento um hemisfério começa a receber mais luz solar do que o outro.
No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, em março acontece o equinócio de outono, dando início ao outono. Em setembro acontece o equinócio da primavera, dando início à primavera.
Como a terra é inclinada, acontece o contrário no hemisfério norte, ou seja, em março acontece o equinócio primavera e em setembro acontece o equinócio do outono.
Nos solstícios, o planeta está em sua inclinação máxima e um dos hemisférios recebe maior incidência de luz solar. Nos equinócios, os hemisférios estão perpendiculares ao Sol e os raios solares atingem o planeta com a mesma intensidade.
No Hemisfério Sul, onde o Brasil está localizado, os eventos no ano de 2023 ocorrem em:
Equinócio de outono: 20 de março às 18h25
Solstício de inverno: 21 de junho às 11h58
Equinócio de primavera: 23 de setembro às 03h50
Solstício de verão: 22 de dezembro às 00h27
Translação é o movimento que a Terra faz em torno do Sol durante pouco mais de 365 dias e a rotação é o movimento em torno do próprio eixo durante aproximadamente 24 horas. Conforme a Terra se move, somando ao fato de que ela é inclinada, há épocas em que um dos hemisférios recebe mais luz solar do que o outro.
Assim, quando acontece o solstício de verão no Hemisfério Sul, acontece o solstício de inverno no hemisfério norte. Por isso, quando é verão no Brasil (que está no Hemisfério Sul) é inverno nos Estados Unidos (que estão no Hemisfério Norte). O mesmo ocorre com os equinócios: quando é primavera no Hemisfério Sul, é outono no Hemisfério norte e vice-versa.
Solstício:
A palavra solstício significa “sol parado”. Ela vem do latim e é formada pela junção de sol e de sistere, que significa "ficar parado".
Neste evento astronômico, o planeta está com uma inclinação de 23,5º e, por isso, os raios solares estão em direção à linha dos trópicos.
Nos solstícios, o hemisfério que recebe maior incidência de raios solares é o que entra no verão. É o chamado solstício de verão, que ocorre no mês de dezembro no Hemisfério Sul, pois os raios solares estão em direção ao Trópico de Capricórnio.
Dezembro: Solstício de Verão no Hemisfério Sul e Solstício de Inverno no Hemisfério Norte
O hemisfério que recebe menor incidência de raios solares é o que entra no inverno e seu início é marcado pelo solstício de inverno, que no hemisfério sul acontece no mês de junho, quando os raios solares incidem sobre o Trópico de Câncer.
Junho: Solstício de Verão no Hemisfério Norte e Solstício de Inverno no Hemisfério Sul
No dia em que acontece o solstício de verão ocorre o dia mais longo do ano. No dia em que acontece o solstício de inverno é o contrário, pois ocorre a noite mais longa do ano.
Conforme os dias vão passando, a duração do dia e da noite mudam. É por esse motivo que no início do verão demora mais para escurecer, pois os dias são maiores, enquanto no início do inverno anoitece mais cedo, pois as noites são maiores.
Equinócio
A palavra equinócio significa “noite igual ao dia”. Ela vem do latim e é formada pela junção de equi, que significa “igual”, e nocio, que significa “noite”.
No equinócio, o Sol incide sobre a linha do equador, ou seja, na linha imaginária que divide o globo em dois hemisférios, de modo que nenhum dos hemisférios recebe mais ou menos Sol, como acontece nos solstícios.
No equinócio de primavera, que ocorre no mês de setembro para o Hemisfério Sul, a noite e o dia têm a mesma duração. Os dias começam a aumentar aos poucos, até que chega o solstício de verão, em que ocorre o dia mais longo do ano.
Setembro: Equinócio de Primavera no Hemisfério Sul e Equinócio de Outono no Hemisfério Norte
O equinócio de outono marca o início da estação no mês de março no Hemisfério Sul. Com o passar do tempo, os dias começam a ficar mais curtos até que as noites que tornam mais longas pela chegada da estação posterior, que é o inverno.
Datas dos solstícios e equinócios:
As datas dos solstícios e equinócios são móveis, podendo acontecer nos seguintes dias:
Equinócio de outono: 20 ou 21 de março
Solstício de inverno: 20 ou 21 de junho
Equinócio de primavera: 22 ou 23 de setembro
Solstício de verão: 21 ou 22 de dezembro
No Brasil, e no restante do Hemisfério Sul, o início das estações ocorrerá em:
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
- Animais:
- Alimentos e Bebidas
- Vida Saudável