Regional Express -Portal de notícias - Maringá - PR

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Municípios

Prestes a implantar o BRT, prefeitos portugueses da região de Coimbra conhecem o sistema de Curitiba

O grupo está em Curitiba para participar do XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado de 21 a 24 de maio no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, e aproveitou a vinda à capital para conhecer os projetos que tornaram Curitiba referência em inovação urbana.

Regional Express
Por Regional Express
Prestes a implantar o BRT, prefeitos portugueses da região de Coimbra conhecem o sistema de Curitiba
Prefeitos portugueses conhecem BRT e planejamento urbano de Curitiba. Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Prefeitos portugueses, da região da cidade de Coimbra, visitaram a sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), na manhã desta terça-feira (21/5).

O grupo está em Curitiba para participar do XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado de 21 a 24 de maio no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, e aproveitou a vinda à capital para conhecer os projetos que tornaram Curitiba referência em inovação urbana.

Eles foram recebidos pela diretora de Informações, Liana Vallicelli, e pela coordenadora de Relações Internacionais, Rosane Pop. Rosane explicou aos visitantes que o planejamento urbano de Curitiba nasceu com o Ippuc em 1965, baseado no tripé transporte público, sistema viário e uso do solo.

A comitiva também conheceu como surgiram os BRTs e a concepção dos corredores exclusivos, as caneletas, sistema que já foi copiado por mais de 250 cidades do Brasil e do mundo e agora a atualização deste modal, com a mudança para matriz elétrica, atendendo as metas do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).

Modelo de implantação:

A cidade de Coimbra está em processo de implantação do BRT, o que tornou o assunto especialmente interessante para a comitiva.

O prefeito de Montemor-o-Velho e presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Emílio Torrão, que falou em nome da comitiva, disse que é muito importante conhecer a experiência de Curitiba.

“Aqui aprendemos muita coisa, porque vocês efetivamente estão muito à frente do tempo. Nós estamos implantando o BRT em Coimbra, o primeiro grande sistema em Portugal, e por isso vale muito a pena conhecer a rede do BRT de Curitiba”, justificou o prefeito português.

Torrão ficou admirado com o planejamento de Curitiba e elogiou o trabalho realizado pelo Ippuc.

“Curitiba é uma referência internacional, com tradição do planejamento urbano e que ouvimos falar constantemente como exemplo de boas práticas. E por isso, na Europa, olhamos para Curitiba como o laboratório vivo onde podemos efetivamente aprender”, explicou. 

Ele ressalvou, contudo, que a realidade de Portugal é diferente em razão de o país ser formado por cidades mais velhas, em torno de 900 anos, com muitos monumentos históricos, o que dificulta as intervenções.

Cityflex:

“Nós temos que levar em conta esta realidade diferente e procuramos um equilíbrio entre os dois modelos. E por isso mesmo é muito proveitoso para nós este intercâmbio de informações, nós também podemos nos ajudar”, disse.

Como exemplo, ele citou o Cityflex, sistema de transporte pioneiro de Coimbra, que atende regiões com pouca densidade demográfica, onde não se viabiliza uma linha de ônibus lá. Para estes locais, o Cityflex possibilita o uso de táxi pelo mesmo preço da passagem de ônibus.

Curitiba mais energia:

Durante a apresentação no Ippuc, foi mostrado também que o Planclima é o pano de fundo do programa Curitiba Mais Energia, que já contemplou com módulos fotovoltaicos a Pirâmide Solar de Curitiba, o Palácio 29 de Março, o Salão de Atos do Parque Barigui, a Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico, a CGH Nicolau Klüppel, que gera energia a partir da queda d’água do Parque Barigui, os terminais Santa Cândida, Pinheirinho e Boqueirão e em breve também a Rodoferroviária.

Estes empreendimentos, somados à Pirâmide Solar de Curitiba, deverão prover cerca de 60% do consumo de energia dos prédios da administração da Prefeitura.

Dentro desse conceito, também foi relatada a importância dos 53 parques urbanos criados em Curitiba que ajudam a preservar as faixas de drenagem de rios e a prevenir enchentes. Os parques também evitam novas ocupações irregulares e oferecem aos moradores uma alternativa de lazer e recreação integrados com a natureza.

Prisma Solar e Ligeirão Norte-Sul:

Depois da palestra, a comitiva foi conhecer a recém-implantada Estação Prisma Solar, equipamento que faz parte do Projeto Novo Inter 2 e é a primeira entrega do programa de U$ 106 milhões do contrato de financiamento do BID.

Eles também foram conhecer a rota do Ligeirão Norte-Sul, implantado em janeiro deste ano, que liga o Pinheirinho ao Santa Cândida, em um trajeto de 38 km, e o Hipervisor de Curitiba.

Participantes:

A comitiva é formada por Francisco Veiga (vice-prefeito de Coimbra), Luís Antunes (prefeito de Lousã), Jorge Custódio (prefeito de Pampilhosa da Serra), Alexandre Tomé (vice-prefeito de Pampilhosa da Serra), Gustavo Brás (secretário-adjunto de Pampilhosa da Serra), Mário Nunes (prefeito de Soure), Gil Soares (vereador de Soure), Ricardo Cruz (prefeito de Tábua), Emílio Torrão (prefeito de Montemor-o-Velho e presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra), Andrea Lopes e Liane Andrade (equipe administrativa de Montenor-o-Velho) e Jorge Brito (secretário-executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra).

PARCEIROS CLUBE EXPRESS

Maringá

-Veículos:

   Golden Car  Locadora

- Animais:

   Animal Center Maringá

- Alimentos e Bebidas

  Fatima Rico Tortas

- Vida Saudável

   Armazém Vida Saudável

FONTE/CRÉDITOS: Da SMCS
Regional Express

Publicado por:

Regional Express

O Portal Regional Express, notícias, informação, prestação de serviços, empregos, classificados, guia comercial, Horóscopo diário, previsão do tempo, eventos, concursos, culinária, Newsletter, APP exclusivo, Clube de vantagens e descontos.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Envie sua mensagem, respondemos assim que possível ; )