Benson Kipruto roubou a cena na Maratona de Tóquio 2024, realizada neste domingo, 3 de março, ao terminar na primeira colocação e bater o novo recorde do percurso na capital japonesa com um tempo de 2h02min16s.
A festa foi toda queniana na corrida masculina em Tóquio, com Timothy Kiplagat terminando na segunda posição, com 2h02min55s, e Vincent Kipkemoi Ngetich completando o pódio (2h04min18s).
No entanto, todos esperavam que outra estrela do Quênia brilhasse: Eliud Kipchoge. No entanto, o duas vezes campeão Olímpico da maratona terminou apenas na décima posição, concluindo o percurso em 2h06min50s.
Além disso, o atleta de 39 anos ainda viu ser quebrado seu recorde vigente da Maratona de Tóquio, de 2h02min40s.
Foi o quarto pior desempenho de Kipchoge em uma maratona na carreira.
“É assim que as coisas são,” comentou o queniano. “Nem todo dia é como no Natal”.
“Estava bem condicionado, mas alguma coisa aconteceu no meio da prova. Acho que é cedo para falar sobre isso agora (a maratona de Paris 2024). Posso retornar para casa, relaxar e iniciar meus treinamentos.”
De fato, Kipruto aproveitou-se de uma queda de ritmo do seu compatriota na altura dos 30 quilômetros, quando se distanciou dos demais ao lado de Kiplagat e Ngetich. Ele aumentou a intensidade de vez aos 38km, quando assumiu a ponta e por lá permaneceu até a linha de chegada.
Foi apenas a terceira maratona de sua carreira entre as consideradas Majors, após Boston em 2021 e Chicago em 2022.
“Não sei o que aconteceu com Kipchoge,” comentou o vencedor sobre o compatriota. “Mas estou feliz pelo recorde da prova hoje. Fui rápido o suficiente para bater uma melhor marca e estou contente com meu desempenho.
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
- Animais:
- Alimentos e Bebidas
- Vida Saudável