Max Verstappen venceu pela terceira vez consecutiva o GP do Japão, em dia de dobradinha e domínio da Red Bull em Suzuka. O tricampeão partiu da pole e só não esteve na liderança quando parou nos boxes para as trocas de pneus. No mais, foi impecável e absoluto.
Seu companheiro de equipe, Sergio Perez, fez o dever de casa e colocou o segundo RB20 na segunda posição do pódio. Seu lugar de fato nesta temporada.
Outro lugar que parece “de fato” é o terceiro lugar de Carlos Sainz. No pódio em três das quatro corridas da temporada até aqui, Sainz superou seu companheiro de equipe Charles Leclerc nos estágios finais da corrida para conseguir a posição que, se não lhe é de fato, lhe é de direito.
Leclerc fez uma boa corrida partindo da P8 e foi considerado o Piloto do Dia pela audiência para terminar como o quarto colocado.
A McLaren foi melhor do que Mercedes e Aston Martin no Japão. Lando Norris terminou em quinto e Fernando Alonso em sexto. Já Piastri foi superado por Russell na última volta para ser o P8.
Lewis Hamilton em nono e Yuki Tsunoda completaram a zona de pontuação.
A corrida teve aproximadamente 30 minutos de interrupção depois do acidente entre Daniel Ricciardo e Alexander Albon na primeira volta. Ambos se tocaram e pararam nas proteções. Como resultado, apenas 18 pilotos relargaram.
Guanyu Zhou foi outro que não completou a corrida em Suzuka depois de problemas no seu C44.
A Corrida:
Verstappen largou bem e manteve a primeira posição. Foi o mesmo com os seis primeiros colocados. Apesar da largada tranquila na dianteira, no meio do pelotão Daniel Ricciardo e Alexander Albon se encontraram.
Como resultado, ambos abandonaram a corrida e a bandeira vermelha foi mostrada. A interrupção durou pouco mais de 30 minutos até que os fiscais retirassem os carros e arrumassem as proteções. Os pilotos aproveitaram para trocar seus pneus.
Na relargada, as posições foram mantidas e só se alteraram com as primeiras paradas nos boxes lá pela volta 13. Norris fez seu pitstop e retornou à pista na P8 com pneus duros.
Alonso foi aos boxes na volta 14 e retornou com pneus médios na P8, atrás de Norris. Guanyu Zhou teve problemas em seu C44 e abandonou, reduzindo para 17 o número de carros na pista.
Perez e Sainz fizeram seus pitstops na volta 16. Ambos voltaram com médios na P6 e P7, respectivamente.
Verstappen seguia na pista, 17 segundos à frente do P2 Leclerc – que também não tinha parado ainda. O tricampeão parou na 17 e retornou na P3, atrás de Leclerc e Russell.
Na Mercedes, Hamilton havia deixado seu companheiro de equipe passar, já que estava em ritmo mais lento e foi superado por Norris – que já havia feito sua parada.
Russell parou e retornou na P9, enquanto Leclerc seguia na pista com os pneus médios. Hamilton foi aos boxes e voltou atrás do seu companheiro de equipe.
Leclerc errou e perdeu posição para Perez. Logo após, Leclerc fez sua parada e voltou na P6. Norris seguiu o monegasco e voltou na P8, atrás de Russell.
Com metade da corrida, Verstappen liderava e era seguido por Perez e Sainz. Alonso e Piastri completavam os cinco primeiros. Leclerc, Russell, Norris, Hamilton e Hulkenberg o top 10.
Na volta 28, Norris foi por fora de Russell na Curva 1 para assumir a sétima posição.
Verstappen parou e Sainz assumiu a liderança. Alguns giros depois, Perez passou Leclerc e assumiu a P3.
Sainz foi aos boxes na volta 37, deixando a Red Bull na P1 e P2. Sainz retornou à pista na P7, 11 segundos atrás do Leclerc – que era terceiro colocado. Um giro depois, o espanhol passou Hamilton para ser o sexto colocado.
Russell fez mais uma parada, sua terceira, e retornou na nona posição. Hamilton parou uma volta depois e voltou em nono – os dois com pneus médios novos.
Sainz então começou sua busca ao pódio. O espanhol, com pneus novos comparados com rivais, passou Norris e foi para cima de Leclerc. Na volta 46, Sainz foi por fora e ultrapassou Leclerc pela última posição no pódio. Em quatro corridas, o espanhol esteve três vezes no pódio.
Atrás do Leclerc, Norris foi o quinto colocado à frente de Alonso.
Piastri e Russell travaram uma disputa roda a roda pela P7 nas voltas finais da corrida. Ambos se tocaram, mas Russell teve que devolver a posição para o australiano. Na última volta, Russell mergulhou por dentro na Curva 1 e assumiu a P7.
Russell terminou em sétimo, seguido por Piastri, Hamilton e Tsunoda completando os 10 primeiros.
Verstappen cruzou a linha de chegada quase 15 segundos à frente de Perez e venceu a sua terceira corrida em 2024, líder absoluto do mundial com 77 pontos.
A Fórmula 1 retorna em duas semanas com o GP da China, o primeiro da temporada em formato Sprint. Acompanhe todas as emoções da F1 no F1Mania.net.
Confira o resultado do GP do Japão de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
6) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
7) George Russell (Mercedes)
8) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
9) Lewis Hamilton (Mercedes)
10) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
11) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
13) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
14) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
15) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
16) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
17) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
OUT) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
OUT) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
- Animais:
- Alimentos e Bebidas
- Vida Saudável