George Russell, da Mercedes, venceu o Grande Prêmio da Áustria deste domingo (30), realizado no Red Bull Ring, em Spielberg. A corrida protagonizou a maior disputa da temporada, entre Max Verstappen e Lando Norris. Na disputa pela vitória nos estágios finais da corrida, Verstappen e Norris bateram e tiveram danos em seus carros. Verstappen terminou em quinto e Norris acabou fora da corrida.
Oscar Piastri, da McLaren, e Carlos Sainz, da Ferrari, completaram o pódio na segunda e terceira posição, respectivamente.
Lewis Hamilton foi o quarto colocado, depois de boas disputas nas voltas iniciais. Sergio Perez, da Red Bull, foi o sétimo colocado e perdeu a disputa na volta final para Nico Hulkenberg, da Haas. Kevin Magnussen foi o oitavo colocado, confirmando o bom fim de semana da equipe norte-americana.
Daniel Ricciardo, da RB, e Pierre Gasly, da Alpine, completaram a zona de pontuação na P9 e P10.
Charles Leclerc se envolvem em um incidente com Oscar Piastri na largada e teve danos na asa dianteira do seu SF-24. Depois, o monegasco não se encontrou na corrida, mas terminou na P11.
A corrida:
Verstappen largou bem e manteve a liderança. O mesmo não aconteceu com Norris, que largou mal e teve que se defender de Russell para não perder a P2. Como resultado, Verstappen colocou mais de um segundo de vantagem ainda na primeira volta e evitou o DRS do Norris. Na volta 8, quase quatro segundos separavam o líder do P2 Norris.
Hamilton e Sainz se tocaram na Curva 1 e o britânico foi para fora da pista. O incidente foi levado aos comissários e nenhuma ação foi tomada, depois que Hamilton devolveu a posição para o piloto da Ferrari.
Leclerc foi atingido por Piastri na largada. O monegasco ficou no meio da pista e foi ensanduichado por Perez e Piastri. O piloto da Red Bull mergulhou por dentro, enquanto Piastri foi por fora e acabou acertando a asa dianteira de Leclerc. Leclerc teve que ir aos boxes e retornou na penúltima posição – à frente apenas de Logan Sargeant.
Piastri se envolveu em mais um incidente durante a primeira volta. O piloto da McLaren foi por fora na Curva 4 e foi empurrado para a brita por Perez. O incidente foi para investigação dos comissários. A decisão nem tinha saído quando Piastri usou o DRS para ultrapassar Perez e assumir a P6.
Na volta 14, Verstappen tinha 5,5s de vantagem para o P2 Norris. Lá atrás, Leclerc era ultrapassado por Albon e voltava para a penúltima posição.
Vários pilotos já tinham feito suas primeiras paradas antes da volta 16. Era o caso da Guanyu Zhou, Daniel Ricciardo, em das duplas da Williams e Haas. A última protagonizou uma boa disputa roda a roda, com Hulkenberg levando a melhor. Pouco depois, a equipe chamou a atenção de Kevin Magnussen e pediu para o dinamarquês ‘economizar pneus’. K-Mag não gostou muito e respondeu ‘isso vale para apenas um carro?’. Hulk era o 14º e Mag o 15º.
Leclerc, que já estava com pneus duros depois de sua primeira parada devido ao incidente na largada, voltou aos boxes na volta 18 e retornou à pista com pneus médios. O argumento da equipe é de que os pneus duros ‘não funcionaram’ no carro do monegasco.
Alertados pela baixo rendimento de Leclerc com os duros, a McLaren comunicou Norris da possibilidade de uma estratégia diferente, envolvendo apenas compostos médios e talvez macios.
Hamilton foi aos boxes na volta 22 e colocou pneus duros. Perez fez o mesmo. Pelo rádio, Piastri avisou a McLaren que Hamilton teria cruzado a linha de entrada dos boxes.
O piloto da Mercedes quase perdeu a dianteira e tocou na linha de entrada dos boxes. Como resultado, Hamilton foi penalizado em cinco segundos. Avisado da penalizado, Hamilton se desculpou com a equipe pelo erro. Ele voltou em sexto, atrás de Sainz, e Perez em nono, atrás de Magnussen.
Fernando Alonso recebeu 10 segundos de penalidade por um toque com Zhou. Na Curva 1, o espanhol mandou Zhou para fora da pista ao tentar uma manobra, totalmente equivocada, por dentro do C44 do chinês.
Verstappen parou no fim da volta 23 e retornou atrás de Piastri, que ainda não tinha feito sua parada e liderava a corrida. Na volta 26, Piastri foi aos boxes e voltou na P6.
Perez foi investigado por exceder a velocidade no pit-lane durante sua paradas nos boxes e acabou penalizado em cinco segundos.
Leclerc foi novamente aos boxes na volta 34, colocou pneus médios e retornou uma volta atrás de Verstappen e Norris.
Alonso, Gasly e Ocon brigavam pela P11. O espanhol liderava o pelotão, mas foi superado por Ocon, antes de Gasly também fazer a ultrapassagem. O espanhol foi aos boxes no final da volta, pagou a penalidade de 10 segundos e retornou na P19.
Na disputa, Gasly e Ocon novamente bateram roda. Ocon acabou empurrando seu companheiro de equipe para fora da pista, mas dessa vez, incidente de corrida. Pouco depois, Gasly conseguiu a manobra sobre Ocon.
Russell e Sainz fizeram suas segundas paradas, enquanto isso Piastri superou Hamilton e subiu para a P3.
Restando 20 voltas para o fim da corrida, Verstappen e Norris foram aos boxes. Verstappen teve problemas em seu pit-stop, que durou 6,5s – a roda traseira esquerda do RB20 demorou para ser retirada. Com isso, a diferença caiu para três segundos quando os dois voltaram à pista. Pouco depois, Verstappen errou na Curva 4 e Norris se aproximou ainda mais, apenas 1,7s separavam P1 do P2.
Na volta 53, Hamilton foi aos boxes e colocou médios novos, além de pagar sua penalidade de cinco segundos. O piloto da Mercedes voltou em sexto.
Norris e Verstappen travaram a disputa do ano, que não terminou bem para nenhum dos dois. Norris era mais rápido do que Verstappen e perseguia o tricampeão em busca da liderança. Depois de várias tentativas, com ultrapassagens e retomadas de posições, os dois se tocaram na Curva 3 e tiveram danos em seus carros. Verstappen e Norris conseguiram levar seus carros até os boxes, mas o britânico abandonou. Verstappen levou 10 segundos de punição e cruzou a linha de chegada na quinta posição.
Russell herdou a liderança e venceu o GP da Áustria. Piastri foi o segundo e Sainz o terceiro colocado.
Confira o resultado do GP da Áustria de F1:
1) George Russell (Mercedes)
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
3) Carlos Sainz (Ferrari)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
6) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
7) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
9) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
10) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
11) Charles Leclerc (Ferrari)
12) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
14) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
16) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
17) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
18) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
19) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
OUT) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
Campeonato de piloto:
1) Max Verstappen, 227 pts
2) Lando Norris, 156
3) Charles Leclerc, 150
4) Carlos Sainz, 120
5) Sergio Pérez, 112
6) Oscar Piastri, 94
7) George Russell, 86
8) Lewis Hamilton, 73
9) Fernando Alonso, 41
10) Yuki Tsunoda, 19
PARCEIROS CLUBE EXPRESS
Maringá
-Veículos:
- Animais:
- Alimentos e Bebidas
- Vida Saudável